WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/12/2019 - CTA realizou mais de 170 testes rápidos na semana do Dia Mundial da Luta contra AIDS

Semana de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra AIDS teve 174 testes rápidos realizados entre os dias 02 e 06 de dezembro em Uberaba. A data, celebrada no dia 1º de dezembro, contou com ainda com ações de orientação e a disponibilização de 33.408 preservativos masculinos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde.

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, destaca que o resultado é entregue na hora. “É importante que população procure se informar sobre a sua sorologia. Acreditamos que ainda existem muitas pessoas que são portadoras, mas não sabem, pois nunca fizeram o exame. Basta procurar a unidade com documento de identidade e as orientações serão feitas no local. Quanto mais cedo descobrir, mais eficaz é o tratamento”, explica Maria Clara.

Serviços – O CTA está localizado na Rua Marechal Deodoro, 166, bairro São Benedito. Além de disponibilizar a testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, o CTA também atende gestantes da rede pública para os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê. O CTA funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. A coleta de exames é das 7 às 9 horas para gestantes e das 9 às 10 horas para a população em geral. Toda quarta-feira tem um horário extra das 17 horas às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba também implantou os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C em 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade, como parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e da política de descentralização dos testes rápidos no Município.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar