WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/11/2019 - Prefeitura faz conscientização na semana do Dia Mundial da Luta contra AIDS

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde realiza orientações e testagem rápida para o HIV em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra AIDS. A data é celebrada no dia 1º de dezembro e serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus da aids, o HIV.

As ações de testagem rápida serão realizadas de 02 a 06 de dezembro, no CTA, de 8 às 16 horas, na unidade localizada na Rua Marechal Deodoro, 166, bairro São Benedito.

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, destaca que o resultado é entregue na hora. “A gente espera que a população procure se informar, pois acreditamos que ainda existem muitas pessoas que são portadoras, mas não sabem, pois nunca fizeram o exame. Basta procurar a unidade com documento de identidade e as orientações serão feitas no local. A sorologia positiva em Uberaba tem crescido na faixa etária de 15 a 35 anos e quanto mais cedo descobrir, mais eficaz é o tratamento”, explica Maria Clara. Em média, o CTA realiza cerca de 600 testes por mês.

Serviços – Além de disponibilizar a testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, o CTA também atende gestantes da rede pública para os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê. O CTA funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. A coleta de exames é das 7 às 9 horas para gestantes e das 9 às 10 horas para a população em geral. Toda quarta-feira tem um horário extra das 17 horas às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já implantou os testes de HIV, sífilis, hepatite B e C em 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade, como parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e da política de descentralização dos testes rápidos no Município.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar