WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/11/2019 - Grupos de Hiperdia de Uberaba atendem a mais de 8 mil pessoas por mês

Acompanhamento às pessoas com diabetes e hipertensão disponível nas unidades do município
 
Uberaba conta com atendimento contínuo às pessoas com diabetes, por meio dos grupos de Hiperdia da Secretaria de Saúde (SMS), dentro do Departamento de Atenção Básica. O grupo também atende pessoas com hipertensão que buscarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e se cadastrarem no grupo. A maioria das unidades realiza o grupo semanalmente.


Segundo dados da SMS são atendidas em média 8,1 mil pessoas por mês pelos 52 grupos de Hiperdia em Uberaba, em que são realizadas ações de educação em saúde, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e antropometria, consulta médica e de enfermagem e orientação em saúde, como parte da rotina das equipes.


No dia 14, Dia Mundial do Diabetes, a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) recebeu ação especial para conscientizar sobre os riscos da doença. Durante a ação, cerca de 70 idosos que frequentam a UAI tiveram a oportunidade de realizar aferição de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de Índice de Massa Corporal, além de receber orientações nutricionais e de saúde.


Serviços - Além dos testes de glicemia realizados nos grupos de Hiperdia, também ocorre a distribuição de fitas na Farmácia do Acolhimento para os pacientes insulino-dependentes, mediante relatório médico e comprovante de participação nos grupos. São distribuídas 100 tiras reagentes para pacientes diabéticos Tipo 1 e 50 tiras para diabéticos Tipo 2 para um período de 50 dias. Gestantes recebem até 150 tiras. Os pacientes ainda recebem os materiais como seringas, as agulhas, lancetas e medicamentos, incluindo a insulina nos grupos de Hiperdia.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar