WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/11/2019 - SMS disponibiliza testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em 21 unidades

Objetivo é ampliar o acesso da população aos testes e à cobertura diagnóstica
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já implantou os testes de HIV, sífilis, hepatite B e C em 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade. A ação faz parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e da política de descentralização dos testes rápidos no município.


Com isso, foi ampliado o acesso aos testes, diminuindo a distância do usuário para o CTA, visto que o mesmo pode se dirigir até a sua unidade de saúde, aumentando o número de pessoas atendidas e a agilidade do diagnóstico. A próxima etapa é atingir todas as Unidades Básicas.


Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica, Aline Tristão, o teste é rápido, a partir da coleta de sangue com uma perfuração do dedo, sendo possível a realização dos quatros testes ao mesmo tempo. O sangue coletado é colocado em um aparelho que fornece o resultado em 30 minutos. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento no CTA.


As Unidades com teste rápido disponível e os respectivos bairros são: UMS Valdemar Hial Júnior, no Fabrício; UMS Aluizio Prata, no Elza Amuí; UBS Dona Aparecida  da Conceição, no Parque São Geraldo; UBS Norberto de Oliveira Ferreira, no Morada do Sol; UMS Roberto Árabe, no Mercês; UMS Luiz Meneghello, no Volta Grande; USF Juca Inácio, no Santa Maria; UMS Ézio de Martino, no Boa Vista; UMS Nossa Senhora da Abadia, no Abadia; Centro de Atenção Integrada em Saúde (CAIS), no Abadia; UBS Dr. Inimá Baroni, no Jardim Triângulo; USF Maria Barbara de Oliveira, no Uberaba I; UMS Maria Teresa de Freitas, no Bairro de Lourdes; UMS Álvaro Guaritá, no Valim de Melo; UMS Dr. Romes Cecílio, no Morumbi; USF Lecir Nunes Ramos, no Parque das Américas; USF Residencial 2000, no Residencial 2000; UBS Rosa Maria Frange Montes do Nascimento, no Costa Telles; UBS Dr Edison Reis Lopes, no São Cristovão; UBS Planalto, no Planalto; e UBS Jacob  José Pinto, no Cássio Resende.


Mais informações e orientações pelo telefone: 3331-2711.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar