WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/11/2019 - SMS recebe 1.325 doses da vacina pentavalente nesta quinta

Quantidade representa pouco mais de 50% da demanda mensal do município
 
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba recebeu lote com 1.325 doses da vacina Pentavalente da Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (14). As novas doses estarão disponíveis nas salas de vacina do município na segunda-feira (18). No entanto, as doses representam pouco mais de 50% da demanda da SMS por mês, segundo o diretor de Vigilância em Saúde Robert Boaventura.


“A vacina estava em falta nacionalmente. Sabemos que é uma quantidade que não irá atender toda a população que está precisando, pois solicitamos uma média de 2.500 a 3 mil doses por mês. Já fizemos a solicitação de novo lote para o Estado, porém ainda não tivemos resposta de quando receberemos nova remessa”, explica Boaventura.


A pentavalente protege contra cinco doenças: difteria, tétano, haemophilus, coqueluche e hepatite B.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, as crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. A idade limite para receber as doses da vacina, em caso de caderneta desatualizada é até 6 anos, 11 meses e 29 dias. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, que é comprada via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país.


A vacina pentavalente estará disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 16h. Nas Unidades de Saúde com atendimento noturno, o atendimento é até as 21h. São elas: Unidade Matricial de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata, Avenida Professora Maria da Paz, 305, bairro Elza Amuí; UMS Nossa Senhora da Abadia, na Avenida Orlando Rodrigues Cunha, 2.223, bairro Abadia; UBS Valdemar Hial Júnior, Avenida Ivanilda Delduque Souza, 222, bairro Fabrício; e UMS Álvaro Guaritá, Avenida Umuarama, 520, bairro Valim de Melo.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar