WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/11/2019 - Ações do Novembro Azul seguem nas Unidades de Saúde de Uberaba

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com as atividades para o Novembro Azul, mês voltado para a conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, cuidados e prevenção. Diversas palestras e atividades serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde do município, além de realizar exames de sangue e o exame de toque retal na Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês.

A UMS Álvaro Guaritá, por exemplo, irá disponibilizar a palestra "A importância da Prevenção na Saúde do Homem" nesta quarta-feira, dia 13, das 8h30 às 09h, além de uma Roda de Conversa sobre "Cuidados na Saúde do Homem" no dia 14 às 07h.

A UMS Nossa Senhora da Abadia contará com orientações sobre exames e a importância na prevenção do câncer de próstata no dia 13; e palestra sobre a doença no dia 14 de novembro. As atividades serão das 08h às 09h, nos dois dias. Já a UMS Prof. Aluízio Prata oferecerá palestra sobre "Prevenção do Câncer de Próstata", às 08h do dia 14.

EXAMES - Sobre os exames de sangue, os mesmos podem ser agendados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e a coleta de sangue acontece desde o dia 04, na URS Mercês. Devem realizar os exames homens com idade a partir de 50 anos de idade. Homens negros ou com casos na família devem fazer o preventivo a partir dos 45, devido à pré-disposição.
Para fazer o exame de sangue, o paciente NÃO PODE: ter realizado toque retal, ter relações sexuais ou ejaculação, realizar exercício em bicicleta ou andar a cavalo nos últimos dois dias; usado supositório ou sonda uretral nos últimos três dias; ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; ultrassom transretal nos últimos sete dias; colonoscopia nos últimos 15 dias; estudo urodinâmico nos últimos 21 dias e NÃO PODE ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar