WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/11/2019 - Saúde apresenta Projeto de Fortalecimento das Políticas Públicas de Bem Estar Animal para ONGs e ativistas

Projeto será avaliado por comissão para melhorias e sugestões
 
Secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, se reuniu nesta quinta-feira com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e ativistas independentes relacionados à causa do bem estar animal na sede da Secretaria de Saúde. O objetivo foi apresentar o escopo do Projeto de Fortalecimento das Políticas Públicas de Controle, Cuidado e Bem Estar dos Animais de Pequeno Porte para o município de Uberaba.


Segundo Iraci, participaram da reunião cerca de 80% dos protetores e ativistas da causa animais. “Nossa missão foi escutá-los, pois são parte fundamental no escopo desse projeto, inclusive dentro do organograma estão em igual tamanho às secretarias municipais. Foi uma conversa muito equilibrada, saímos muito satisfeitos dessa reunião, com participação da vereadora Denise Max, que também é presidente da Supra”, relata o secretário.


O projeto apresentado foca principalmente no cuidado aos animais de pequeno porte, que são cães e gatos, formatando um organograma que atenda as expectativas tanto do poder público, dentro das suas responsabilidades nas diversas áreas, como a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Bem Estar Animal, sob a guarda da Secretaria de Meio Ambiente, além de definir os eixos das diretrizes do projeto e responsabilidades. “Formatamos o organograma, com a programação de duas reuniões internas e junto ao Ministério Público, e com uma proposta de reativação e fortalecimento do Conselho Municipal do Bem Estar Animal, para que este seja atuante, deliberativo e que discute inovações, cria atividades e ações possíveis nessa área”, destaca Iraci.


De acordo com o secretário de Saúde, a formatação deste projeto poderá virar um grande Projeto de Lei, a ser encaminhado para Câmara, com sustentabilidade e uma formatação que envolve diversas áreas do poder público, sociedade civil, instituições de controle externo. Também foram apresentar todas as atividades, ações e projetos que estão sendo elaborados e executados pela Secretaria de Saúde, desde as castrações, os processos de contratação de castrações cirúrgicas, aquisição de três castramóveis, construção de um ambulatório pet anexo a Zoonoses, as ações educativas de guarda responsável, de adoção, ações de promoção e prevenção, financiamento de projetos vinculados ao Ministério Público e as diversas secretarias: Comunicação, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Ministério Público.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar