WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/11/2019 - Quase 50 mil mulheres foram atendidas na Atenção Básica durante o Outubro Rosa

Secretário de Saúde reforça chamado para que os homens participem do Novembro Azul
 
Balanço da Secretaria de Saúde de Uberaba sobre o “Outubro Rosa” aponta que 48.438 mulheres foram atendidas ao longo do mês pela Atenção Básica no município. Uberaba se mobilizou durante o Outubro Rosa, com mutirões de exames e promoção de vários eventos para promover a conscientização e apoio às mulheres.


Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o final de outubro, 407.056 mulheres passaram pela Atenção Básica em 2019, incluindo 9.575 exames de mamografia e 16.011 exames Papanicolau.


Segundo o secretário de Saúde Iraci de Souza Neto, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde, diversas atividades educativas de promoção a saúde da mulher, de forma integral ou individual, feitas por todos os equipamentos de saúde do município. “Encerramos um ciclo especial, mas mantendo uma continuidade da assistência. Agora estamos voltados, desde o dia de hoje, para o Novembro Azul, também um tema não menos importante e relevante, que é tratar de forma integral da saúde do homem. Por isso, convocamos todos os homens para que façam e acompanhem as atividades de rotina da saúde do homem nas unidades de saúde”, ressalta o secretário de Saúde.


Ao longo do mês de Novembro, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde promoverá atividades relacionadas ao tema, incluindo palestras nas unidades básicas de saúde e realização de exames de sangue e de toque retal - neste último caso, na Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês. O exame de sangue pode ser agendado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e a coleta de sangue acontece a partir do dia 4, na URS Mercês.


PRÉ-REQUISITOS - Devem realizar os exames homens com idade a partir de 50 anos de idade. Homens negros ou com casos na família devem fazer o preventivo a partir dos 45, devido à pré-disposição.


Para fazer o exame de sangue, o paciente NÃO PODE: ter realizado toque retal, ter relações sexuais ou ejaculação, realizar exercício em bicicleta ou andar a cavalo nos últimos dois dias; usado supositório ou sonda uretral nos últimos três dias; ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; ultrassom transretal nos últimos sete dias; colonoscopia nos últimos 15 dias; estudo urodinâmico nos últimos 21 dias e NÃO PODE ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar