WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

30/12/2009 - Departamento de Controle de Zoonoses fecha o ano com mais de 570 mil imóveis visitados

Com as chuvas desta época, os recipientes que acumulam água tornam-se um ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 202 casos de dengue confirmados, sendo 03 importados de outros municípios. A secretaria ressalta que o trabalho sempre é de alerta, mesmo quando não há situação de grande risco, como numa epidemia ou surto.

E chama a atenção da população para ajudar no controle da doença com os cuidados de prevenção, que boa parte da população já conhece. As medidas simples de vedar uma caixa d’água, furar ou colocar areia nos vasos de plantas, desentupir as calhas e remover qualquer recipiente que possa servir de criadouro como pneu, auxilia neste controle que é reforçado pelos agentes de combate à endemias a cada dois meses. Em Uberaba mesmo com a gripe suína, um fato inesperado para muitos municípios brasileiros, a secretaria não parou a intensificação do combate e de orientação na cidade.

Segundo os dados apresentado pelo Departamento de Controle de Zoonoses, entre 01 de janeiro até o dia 23 de dezembro de 2009, foram realizadas 572.631 visitas de rotinas, dos agentes de combate à endemias em diversos tipos de imóveis, que visam à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, e orientação dos moradores quando aos cuidados de prevenção. Nos 142 pontos estratégicos cadastrados (borracharias, ferros velhos, clubes desativados, entre outros), foram contabilizadas 3.007 visitas. Já no trabalho de bloqueio de suspeita de dengue, ou seja, quando existe um suspeito, os agentes percorreram 14.409 imóveis. No atendimento ao público, quando o morador solicita uma visita ou realiza uma denúncia, o departamento contabilizou 2.494 visitas.

Foram contabilizados também, a coleta de 914.522,0 Kg de pneus em 185 borracharias. No mutirão de limpeza, que está em pleno andamento, os agentes trabalharam em 14.426 imóveis e retiraram 79 caminhões de materiais que possam acumular água. Além disso, o departamento fabricou 670 tampas de caixas d’água e instalou 640 tampas. Assim como vários municípios de Minas Gerais, Uberaba também aposta na mobilização social para diminuir os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. Em ações educativas que visam à sensibilização para a prevenção e a promoção da saúde, o departamento realizou 762 atividades, entre palestras, stands, visitas domiciliares educativas, teatros, entre outros trabalhos, beneficiando 26.460 pessoas de toda a cidade.

Segundo o departamento, essas ações buscam com que cada indivíduo se torne um agente multiplicador de conhecimento e de mobilização, no ambiente familiar, escolar e comunitário. Mesmo com todas essas ações, houve um aumento no índice de infestação predial, como foi apontado em outubro pelo Índice de Levantamento Rápido do Aedes aegypti – LIRAa.

Em outubro de 2008, o índice ficou em 0,50%. Neste ano, foi registrado 0,97%, quase um 1%, dentro do limite considerado tolerável pelo Ministério da Saúde. Os bairros Leblon, Abadia, Cidade Jardim e Parque São Geraldo são os que apresentaram o maior índice de infestação. Dentro do percentual do levantamento, 27,4% dos focos estavam em vasos, pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais e outros recipientes, e 25,8% no lixo.

Segundo o departamento, todo o trabalho executado prova mais uma vez o que reforça o município: o morador é o principal agente de saúde de sua casa.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar