WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/10/2019 - Saúde disponibilizará exames preventivos dentro do Novembro Azul na URS Mercês

Coleta de sangue para exame PSA começará dia 04

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia atividades para o Novembro Azul, mês voltado para a conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, cuidados e prevenção. Além das palestras nas Unidades Básicas de Saúde do município, realizadas desde o dia 1º de novembro, a SMS irá realizar exames de sangue e o exame de toque retal na Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês.

A chefe de departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica que este ano os exames não serão feitos no mesmo dia. Primeiro, o exame de sangue deverá ser agendado por meio de uma Unidade Básica de Saúde. "Qualquer pessoa pode fazer o agendamento, não precisa ser o paciente em específico. Começamos a coleta de sangue na segunda-feira, dia 04, na URS Mercês. A consulta então será marcada para a semana seguinte, com o resultado do exame de PSA sendo disponibilizado pelo médico já", esclarece Sheron.  

Ela destaca que serão cerca de mil vagas para a realização de exame e consulta (com exame de toque retal), de segunda a sexta-feira, com a coleta de sangue sendo às 09h e às 14h. Sheron reforça que os exames estão disponíveis não só em novembro, mas durante todo o ano na rede de saúde de Uberaba.

Pré-requisitos – Devem realizar os exames homens a partir de 50 anos de idade. Homens negros ou com casos na família devem fazer o preventivo a partir dos 45, devido pré-disposição.

Orientações – Para fazer o exame de sangue, o paciente NÃO PODE: ter realizado toque retal, ter relações sexuais ou ejaculação, realizar exercício em bicicleta ou andar a cavalo nos últimos dois dias; usado supositório ou sonda uretral nos últimos três dias; ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; ultrassom transretal nos últimos sete dias; colonoscopia nos últimos 15 dias; estudo urodinâmico nos últimos 21 dias e NÃO PODE ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar