WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/10/2019 - LIRAa de outubro aponta 2,5% de índice de infestação em Uberaba

Levantamento ajuda a direcionar trabalhos do Departamento de Zoonoses contra as arboviroses

Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela  Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde entre os dias 14 e 18 de outubro, aponta que 2,5% dos imóveis encontram-se infestados pelo Aedes aegypti.

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A partir dos dados do LIRAa, é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, destaca que chuvas fortes e altas temperaturas antecederam este último LIRAa. "Apesar do serviço de visitas domiciliares ser contínuo, altas temperaturas e a presença de objetos que possibilitem o acúmulo de água tornam o ambiente propício para a proliferação do mosquito, uma vez haja a presença de ovos viáveis. Este último LIRAa, com índice de 2,5%, significa que permanecemos em situação de alerta", relata Lara. O primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, apontou o índice de infestação do município em 4,26%.

O levantamento de outubro mostra mais uma vez que a maioria dos focos encontrava-se em depósitos móveis (vasos, pratos, recipientes de degelo de geladeira, bebedouros de animais), seguidos pelos depósitos fixos (calha, laje, ralos, sanitários em desuso, etc.), os quais poderiam ser facilmente evitáveis pela própria população. "Enfatizamos que no LIRAa anterior, o lixo e os objetos inservíveis apareciam como depósitos predominantes. Essa alteração no perfil é resultado do trabalho que vem sendo realizado anualmente de mutirão de limpeza, por meio do qual foram recolhidos mais de 61 toneladas de possíveis criadouros de mosquitos", ressalta Lara.

A chefe do Departamento de Zoonoses ainda reforça mais uma vez a solicitação de apoio e colaboração da população de Uberaba para, juntos, controlar o mosquito transmissor das arboviroses, principalmente neste período do ano, onde há altas temperaturas associadas às chuvas. "Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando", destaca.

Significado dos índices do LIRAa -  Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar