WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/10/2019 - Secretário de Saúde cumpre agenda em BH e apresenta novo fluxo de regulação de leitos de Uberaba

Secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, esteve em Belo Horizonte nesta sexta-feira (18) para cumprir agenda como membro da Comissão de Programação Orçamentária e Financeira do SUS-MG. O secretário aproveitou a ocasião para apresentar o funcionamento do complexo regulador de leitos do município de Uberaba em agenda marcada com o subsecretario de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde, Nicodemus de Arimathea, e a superintendente de Programação Assistencial, Diana Martins.


Acompanhando do coordenador do Complexo Regulador de Leitos do município, Raelson Batista, Iraci apresentou os dados, resultados e perspectivas de avanço e consolidação do projeto, com a possibilidade de estender o fluxo para a região e, possivelmente, para todo o Estado. Em Uberaba, o novo fluxo de regulação de leitos foi apresentado no começo de setembro.


Segundo Iraci, foram apresentados todo o planejamento de instalação do complexo, dinâmica de implantação e monitoramento, dados dos 90 dias de trabalho já realizados, além de dados qualitativos importantes para o município, já com impacto indireto para a Central Estadual de Regulação na Regional de Saúde de Uberaba. “Foi uma reunião de quase 2 horas sobre a evolução desse complexo, aprimoramento de fluxos, regulação de fato dos leitos hospitalares, com censo diário de leitos, qualificação do paciente e o encaminhamento do mesmo conforme o leito e perfil do hospital”, explica Iraci. O secretário de Saúde de Uberaba ressalta que a ideia é estreitar e aproximar do Estado nas melhorias de regulação, que refletem diretamente no usuário que está aguardado a transferência de leito o mais rápido possível. “Nosso objetivo é dar maior resolutividade, agilidade e efetividade da regulação dos leitos de Uberaba, de acordo com as necessidades dos pacientes que estão aguardando nas nossas UPAs”, destaca.


Já o coordenador do Complexo Regulador de Leitos do município aponta que nesses 90 dias, Uberaba contou com um percentual de transferências bastante significativo, mostrando força neste processo regulatório. “Isso mostra que os municípios da região conseguem ter uma dinâmica maior de acesso aos leitos disponibilizados nos prestadores hospitalares com qualidade e deixa evidente a necessidade de ajustes por parte do estado na sua Central de Regulação e no processo regulatório, em que quem sai ganhando é o usuário no SUS, sobretudo o paciente de urgência e emergência”, relata Batista.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar