WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/10/2019 - SMS recebe 25% das doses solicitadas da Pentavalente

Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba recebeu lote com 614 doses da vacina Pentavalente da Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (10). As novas doses já foram repassadas para todas as salas de vacina do município nesta sexta (11). Cada unidade que tem sala de vacina recebeu cerca de 30 a 40 doses. No entanto, as doses representam apenas 25% da demanda da SMS por mês, segundo o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto.


“Continuamos insistindo em mais repasses do Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - responsável pela distribuição direta para os municípios. Por problemas técnicos, a vacina foi recolhida pelo Ministério da Saúde em todo o país, e a previsão do governo federal é de que a situação só volte a ficar normalizada em novembro”, explica Iraci. O secretário de Saúde ainda orienta a população a buscar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinas e reforça ainda a importância de a população manter a caderneta em dia.


A pentavalente protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo b, bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.


De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, as crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.
Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, que é comprada via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país.


As salas de vacina funcionam das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira. Já na Unidade Matricial de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata, no bairro Elza Amuí, UMS Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia, e UBS Valdemar Hial Júnior, no Fabrício, as salas de vacina funcionam até as 21h.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar