WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/10/2019 - Conscientização e orientações fazem parte das ações do Outubro Rosa em Uberaba

Hospital Dr. Hélio Angotti irá agendar mamografias para mulheres de 40 a 69 anos, mediante solicitação feita junto às UBSs

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, conta com diversas atividades durante o mês de comemoração do Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero nas Unidades de Saúde do município. Todos os dias, serão realizadas palestras nos grupos das unidades e nas salas de espera, rodas de conversa, com orientações sobre saúde da mulher, câncer de mama e câncer de colo do útero, coletas de exame papanicolau, e entrega de pedidos de mamografia, entre outros.
 
A UMS Nossa Senhora da Abadia, por exemplo, irá promover o Semáforo de Conscientização à Mulher durante as marcações de consulta na unidade, fazendo uma busca ativa junto às mulheres presentes para realizarem os exames de mamografia e papanicolau. Serão classificadas como VERDE, aquelas que já realizam os exames com regularidade; AMARELO, as mulheres que estão há mais de um ano sem realizar os exames; e VERMELHO, as mulheres que estão há mais de dois anos sem realizar os exames ou nunca fizeram.
 
Já o Hospital Dr. Hélio Angotti, irá agendar mamografias de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, até o dia 18 de outubro para mulheres de 40 a 69 anos e que realizaram o exame há mais de um ano. Para realizar o exame, as mulheres dessa faixa etária devem procurar a UBS mais próxima e solicitar o exame. 
 
No Caism, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, haverá espaço para solicitação de mamografia, inspeção mamária, encaminhamento de casos suspeitos e orientações individualizadas, enquanto a coleta de material para exame Citopatológico, de papanicolau, deverá ter agendamento prévio. Serão realizadas 20 coletas por dia, de segunda a sexta-feira, enquanto nos dias 5 e 26 de outubro (sábados), haverá mutirão com 100 pacientes a serem atendidas por dia, também das 7h às 16h.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar