WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/10/2019 - Abertura do Outubro Rosa no Caism convida mulheres à mobilização e prevenção

Palestras, apresentações culturais, café da manhã e conscientização marcaram a abertura da campanha do Outubro Rosa nesta terça-feira (1º), no Centro de Atendimento à Saúde da Mulher (Caism). O início do cronograma contou com a presença do prefeito Paulo Piau e da primeira-dama, Heloísa Piau, além do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, do secretário Iraci Neto, demais autoridades e cidadãs de Uberaba.

Paulo Piau destacou que, a atual crise financeira brasileira e considerou a prevenção em saúde como importante investimento. “O lançamento do Outubro Rosa é um momento de muita glória, pois queremos nossa população sadia. Em breve virá o Novembro Azul e que os homens possam aprender com as mulheres, que previnem mais e por isso vivem mais. Todos devem fazer exames preventivos, encontrar tempo para cuidar da própria saúde. É importante para valorizarmos nossa qualidade de vida”, observou.


A primeira-dama Heloísa Piau relatou aos presentes o ensinamento da sua mãe de que as mulheres devem se valorizar. “Devemos nos amar em primeiro lugar. E este trabalho do Caism é maravilhoso. No Outubro Rosa bem como durante o ano todo, temos que nos conscientizar, pois casos descobertos no início são mais fáceis de cuidar. Não vamos deixar nosso cuidado para depois”, alertou.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, também destacou a importância da conscientização e valorização da saúde da mulher: “Este é um mês de muita luta, responsabilidade e mobilização para que nós possamos realmente transmitir cuidados às mulheres. São diversas ações e parcerias importantes. Esperamos que as mulheres participem não apenas no Caism, que é referência na saúde feminina, mas também em todas as unidades de saúde do Município”.

 

Palestras com especialistas e encaminhamento para exames compõem a programação

 

O objetivo do Outubro Rosa é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Durante todo o mês serão realizadas ações de saúde no Caism alusivas ao tema. Na quinta-feira (3), o médico Alexandre Sivieri de Sousa irá falar sobre “Climatério”, das 7h30 às 8 horas, enquanto o tema “Mitos e Verdades Sobre o Exame de Mamografia” será abordado no dia 4, pelo médico José Joaquim, das 9 às 9h30. No mesmo dia, às 13 horas, a médica Fernanda Bittar irá palestrar sobre “Prevenção da Osteoporose e Osteopenia”.

A equipe de enfermagem do Caism também manterá o #EspaçoTIRADÚVIDAS, das 7 às 16 horas, enquanto as consultas de Enfermagem e Acolhimento serão realizadas durante todo o mês, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas para solicitação de mamografia, inspeção mamária, encaminhamento de casos suspeitos e orientações individualizadas. A coleta de material para exame Citopatológico, de Papanicolau, deverá ter agendamento prévio. Serão realizadas 20 coletas por dia, de segunda à sexta-feira. Nos dias 5 e 26 de outubro (sábados), haverá mutirão com cem pacientes a serem atendidas por dia, também das 7 às 16 horas.

O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar