WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/09/2019 - Abertura do Outubro Rosa é nesta terça-feira

Coleta de Papanicolau será realizada de segunda a sexta, com mutirão em dois sábados

 

Dia “D” da Campanha do Outubro Rosa acontece nesta terça-feira (1º) dando início ao cronograma de atividades. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Durante todo o mês serão realizadas ações de saúde no Centro de Atendimento à Saúde da Mulher (Caism) alusivas ao tema.

A abertura oficial no Caism, às 8 horas e contará com a presença de autoridades e Secretaria de Saúde, com recepção aos participantes e pronunciamento das autoridades. Também haverá apresentação cultural com a médica reumatologista Fernanda Barros Bittar declamando o poema “Ser mulher”, da poetisa e escritora brasileira Silvana Dubac, acompanhada pela enfermeira Rubia Cristina Dias Cândido ao teclado.

Duas palestras serão ministradas após a solenidade, segundo a gerente do Caism, Atália D’Amico. “Teremos o médico Leandro Vieira, ministrando a palestra ‘Sem medo do Câncer de Mama’, com prevenção/sintomas e tratamentos da doença e o médico Ali Harmad Char irá falar sobre métodos contraceptivos/ planejamento familiar”, relata a gerente.

Cronograma – Três palestras serão ministradas no Caism esta semana. Na quinta-feira (3), por exemplo, o médico Alexandre Sivieri de Sousa irá falar sobre “Climatério”, das 7h30 às 8 horas, enquanto o tema “Mitos e Verdades Sobre o Exame de Mamografia” será abordado no dia 4, pelo médico José Joaquim, das 9 às 9h30.  No mesmo dia, às 13 horas, a médica Fernanda Bittar irá palestrar sobre “Prevenção da Osteoporose e Osteopenia”.

Já a equipe de enfermagem do Caism manterá o #EspaçoTIRADÚVIDAS, das 7 às 16 horas, enquanto as consulta de Enfermagem e Acolhimento serão realizadas durante todo o mês, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas para solicitação de mamografia, inspeção mamária, encaminhamento de casos suspeitos e orientações individualizadas. A coleta de material para exame Citopatológico, de Papanicolau, deverá ter agendamento prévio. Serão realizadas 20 coletas por dia, de segunda à sexta-feira, enquanto nos dias 5 e 26 de outubro (sábados), haverá mutirão com cem pacientes a serem atendidas por dia, também das 7 às 16 horas. O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar