WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/09/2019 - UBS Valdemar Hial Júnior inicia atendimentos noturnos nesta segunda

É a terceira a atender em horário estendido

A UBS Valdemar Hial Junior, no bairro Fabrício, inicia atendimento estendido até às 22 horas, nesta segunda-feira (23). Esta é a terceira unidade a oferecer serviços no horário noturno, após a UMS Professor Aluízio Prata, no Elza Amuí, e a UMS Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia, que iniciaram os atendimentos nos dias 18 e 19, respectivamente. 


O prefeito Paulo Piau visitou a UBS com o secretário de Saúde, Iraci Neto, para verificar in loco o início do atendimento em horário especial. "É um programa muito importante porque muitas vezes o cidadão, por exemplo, que trabalha e não podem vir no horário de expediente tradicional para o atendimento a ele próprio, agora vai poder receber o cuidado médico. Será muito positivo para que o trabalhador tenha acesso a um tratamento médico para cuidar melhor de sua saúde. É Uberaba avançando nesse atendimento importante"diz Piau.


Iraci Neto explica que programa vem principalmente para que a Prefeitura de Uberaba possa tirar das UPAs pacientes que buscam o atendimento básico e não têm condição de ir às unidades no horário normal. "É mais conforto para a população. A expectativa é que realmente essas unidades tenham um grande volume, haja vista os números de atendimento nas primeiras unidades de horário estendido, que mostra a decisão acertada da escolha de locais. Para esta unidade do Tancredo Neves a expectativa também é positiva para que se consolide o sucesso de demanda", analisa o secretário de Saúde.


As pessoas que procurarem as unidades, após as 17 horas, contarão com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, entre outros procedimentos, como vacinação e coleta de Papanicolau. As salas de vacinas dessas unidades funcionarão até 21 horas. Aos poucos serão implantados outros procedimentos, como salas de curativos e pequenas suturas, para que a população não precise ser encaminhada às UPAs em casos simples.


Desde o início dos atendimentos noturnos, a UMS Professor Aluízio Prata realizou 62 atendimentos médicos, 37 odontológicos, 90 de enfermagem, além de vacinar 38 pessoas e medicar outras 16, segundo dados da SMS. Já a UMS Nossa Senhora da Abadia realizou 27 atendimentos médicos, 16 de enfermagem, além de quatro vacinações e fazer a retirada de ponto cirúrgico em cinco pessoas.


A UMS Álvaro Guaritá, no Vallim de Melo, deve iniciar os atendimentos noturnos por volta da primeira quinzena de outubro. As quatro Unidades de Saúde de Uberaba que passarão a atender em três turnos, das 7 às 22 horas, foram contempladas pelo credenciamento do Ministério da Saúde para o Programa Saúde na Hora.


O Programa, divulgado em abril, destina mais recursos para os municípios que ampliar o horário de atendimento das UBSs e dá a disponibilidade de as unidades de saúde funcionar em modelos de 40, 60 e 75 horas semanais. Na época do anúncio do programa e da divulgação do edital, Uberaba já contava com unidades de saúde que atendiam aos critérios para se classificarem.

Jorn. Clarice Sousa e Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar