WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/09/2019 - Unidade de Saúde do Abadia inicia atendimentos noturnos nesta quinta-feira

UMS no Elza Amuí, realizou 30 atendimentos  médicos no primeiro dia de horário estendido 

A Unidade Matricial de Saúde (UMS) Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia, inicia atendimento estendido no horário noturno, até as 22 horas, nesta quinta-feira (19). As informações são da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quarta, dia 18, a UMS Professor Aluízio Prata, no Elza Amuí, começou os serviços noturnos e já realizou 30 atendimentos médicos, cinco odontológicos, 35 de enfermagem, além de vacinar 11 pessoas e medicar outras quatro, segundo dados da SMS.

Na próxima segunda-feira, dia 23, é a vez da UBS Valdemar Hial Junior, no bairro Fabrício. A UMS Álvaro Guaritá, no VaLlim de Melo, deve iniciar os atendimentos noturnos por volta da primeira quinzena de outubro. As quatro Unidades de Saúde de Uberaba que passarão a atender em três turnos, das 7 às 22 horas, foram contempladas pelo credenciamento do Ministério da Saúde para o Programa Saúde na Hora. As salas de vacinas dessas unidades funcionarão até 21 horas.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles, um dos objetivos é desafogar as UPAs, direcionando os atendimentos mais simples para essas unidades, dando oportunidade para que pessoas que trabalham possam buscar atendimentos básicos de saúde que não conseguiam no horário comercial.  “A unidade do Abadia já funciona até às 22 horas, mas apenas com atendimentos médicos, agora a gente inicia com a oferta de outros procedimentos, como enfermagem, que vai inserir vários procedimentos como coleta de papanicolau e aos poucos serão implantados outros, como salas de curativos e de pequenas suturas, para que a população não precise ser encaminhada para as UPAs em casos mais simples”, relata Teles. A unidade do Abadia não contará com atendimento odontológico neste primeiro momento.

O Programa Saúde na Hora, divulgado em abril pelo Ministério da Saúde, destina mais recursos para os municípios que ampliarem o horário de atendimento das UBSs e dá a disponibilidade de as unidades de saúde funcionar em modelos de 40, 60 e 75 horas semanais. Na época do anúncio do programa e da divulgação do edital, Uberaba já contava com unidades de saúde que atendiam aos critérios para se classificarem.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar