WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/09/2019 - Produtos da Saúde com datas vencidas foram adquiridos pela gestão passada

Os materiais estavam escondidos em alçapões do Centro de Zoonoses. Além de medidas cabíveis, todos os prédios da Saúde serão vistoriados

 

A Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento, na manhã desta segunda-feira, da existência de produtos fora do prazo de validade armazenados indevidamente em um alçapão do telhado da área de canis, no Centro de Controle de Zoonozes. No espaço, de difícil acesso, foram localizadas caixas - a maioria contendo seringas, e outras com ampolas de analgésicos, frascos de antibióticos para processos de castração. Todos os materiais estavam vencidos com datas entre 2003 e 2013, conforme apuração inicial que ainda será detalhada por sindicância administrativa. Também estava junto aos materiais um saco com papéis e documentos, datados de 2010 e identificados com a marca da gestão municipal passada, do ex-prefeito Anderson Adauto. Os papéis indicam que os materiais foram oriundos de doação do Estado para fins de castração e campanha antirrábica naquela época.

O secretário Iraci Neto e equipe da SMS ficaram o dia todo no local para averiguar os materiais. Representantes da imprensa local também foram recepcionados na Zoonoses e tiveram acesso a todo o material, bem como puderam verificar como é feito atualmente o armazenamento adequado de todos os itens utilizados no espaço, como ração e produtos de uso veterinário. Além disso, peritos da Polícia Civil estiveram no local e a Secretaria de Saúde também acionou o Ministério Público para os procedimentos necessários.

Situação - Os materiais foram ‘encontrados’ e filmados pelo vereador Thiago Mariscal, acompanhado do deputado estadual Cleitinho Azevedo e o deputado federal André Janones, que adentraram o local sem autorização, assustando os servidores, e inveridicamente divulgaram que se tratavam de medicamentos vencidos, quando de fato eram em sua maioria caixas de seringas. O vereador, ao adentrar a laje, pisou em uma cobertura de gesso que se rompeu, ocasionando sua queda. O local ficou com a cobertura depredada. 

Medidas- Frente à situação, e diante do desconhecimento dos materiais armazenados de forma incorreta com data da gestão passada, a Prefeitura vai tomar todas providências cabíveis para averiguar os fatos. Uma sindicância administrativa será instaurada em torno do armazenamento indevido, conferência de documentações e levantamento de responsabilidades pelo fato, já que o material vencido deveria ter sido descartado. 

Além disso, ante aos danos ao bem público, boletim de ocorrência deve ser lavrado para responsabilizar o vereador Thiago Mariscal pela depredação da laje do espaço. Depois de analisados, os materiais vencidos devem ser descartados conforme as normas sanitárias vigentes.

Mais achados- Além do material inicialmente encontrado no alçapão da área de canis, o secretário Iraci Neto determinou de imediato a conferência de todos os outros telhados da área da Zoonoses. Para a surpresa de todos, em outros locais também foram encontrados materiais ‘escondidos’. Entre os itens há medicamentos, seringas, agulhas e outros suprimentos de uso na saúde, como armadilhas contra o mosquito aedes aegypti e até tubos de coleta sanguínea, em quantidades suficientes para demanda de até cinco anos. Também havia capacetes e baús de motocicletas. Todos os materiais vencidos possuem datas que seriam de uso da gestão municipal passada. Toda a ação foi acompanhada pela imprensa, Polícias Militar e Civil. O Ministério Público também foi acionado.

Rastreio. Iraci Neto determinou, em caráter imediato, que toda a infraestrutura dos prédios municipais da rede de Saúde passem por inspeção, para que qualquer anormalidade semelhante seja apurada.

 

Confira o número de materiais já quantificados:

Seringas - 92.050

Agulhas - 105.000
Scalp - 1850
Quifitrim - 1050 comprimidos
Lindocaina - 9 frascos
Penicilina - 60 frascos
Catgut (fios de sutura) - 360
Equipo Macro – 150

 

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar