WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/09/2019 - Zoonoses realiza ações de combate ao aedes mesmo no período seco

Mesmo durante o período de estiagem, as ações de prevenção e conscientização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti continuam na Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde. Os trabalhos acontecem em várias áreas de ação, sendo que as visitas domiciliares, realizadas pelos agentes de combate de endemias, acontecem diariamente.

Robert Boaventura, diretor de Vigilância em Saúde, explica que já está fazendo o planejamento para o novo período de chuvas, mas que os trabalhos continuam no período de seca, com visitas dos agentes e uso de drones para identificar focos em locais de acesso remoto. “O trabalho feito em parceria com a Codiub, lançado em maio, com os drones sobrevoando locais de difícil acesso segue sem parar. As pessoas podem também utilizar o app ‘Uberaba contra Dengue’ para denunciar possíveis focos do mosquito diretamente para a Zoonoses”, complementa Boaventura.

O app “Uberaba contra a Dengue” foi disponibilizando pela Codiub para que a população possa colaborar de forma ativa, enviando endereço e fotos de locais que são possíveis focos do mosquito para a Secretaria de Saúde. Trata-se de um sistema georreferenciado, utilizado para gerar mapa de denúncia, otimizando o trabalho da fiscalização, pois a SMS vai exatamente no local.

Boaventura ressalta que a participação da população é fundamental no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. “Precisamos que as pessoas façam a sua parte também, evitando os focos do mosquito nas suas casas, recebendo os agentes de endemias e denunciado os locais de possíveis focos, para que juntos a gente consiga vencer o aedes”, destaca.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar