WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/09/2019 - 1ª etapa do Programa de Manejo Populacional fecha com quase 400 castrações

Novo cadastro será aberto para a segunda etapa até o fim do ano
 
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, em parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba, encerrou a primeira etapa de castração de fêmeas domingo passado (1º).  As castrações acontecem dentro do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, instituído em 2019 em Uberaba e com caráter permanente. Até o fim deste ano, novo cadastro será aberto para que os tutores possam tentar uma vaga para seus pets.


Desde maio até 1º de setembro foram castradas 375 fêmeas, sendo 302 cadelas e 73 gatas, em três mutirões, conforme ordem de chamada do cadastro realizado entre fevereiro e abril. No último mutirão foram agendados 127 animais, com 118 castrações e nove faltas. Os animais receberam o microchip de identificação e foram registrados no banco de dados do Município.


A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista destaca que apesar do sucesso dos mutirões, a taxa de faltas foi elevada. Em relação ao exame de hemograma, pré-requisito para a cirurgia, por exemplo, 39,5% dos animais não foram levados pelos seus tutores, após o proprietário confirmar o horário. “Dos animais que se encontravam aptos para serem castrados, cerca de 20% não foram levados no dia da castração pelos tutores, ou não conseguimos o contato”, relata.


Lara reforça para quem se cadastrar que fique atento às tentativas de contato e que informe caso não possam comparecer nos dias agendados, para que não perca a oportunidade de castrar o seu animalzinho.  Aqueles animais que já foram cadastrados, mas que os tutores ainda não foram contatados pelo Departamento serão chamados na próxima etapa.


O Programa – O Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando a beneficiar os animais e a comunidade. Serão atendidas diversas famílias que não possuem recursos para promover a esterilização de seus animais, garantindo-lhes maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infecto-contagiosas. No Programa também são realizadas ações como chipagem dos animais, de educação e conscientização.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar