WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/09/2019 - Setembro Amarelo terá orientações sobre a rede de atenção psicossocial todos os dias

Foco será apresentar os serviços disponíveis para promoção da saúde mental e prevenção do suicídio
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça ações de orientação e prevenção em saúde mental nas Unidades Básicas em celebração ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, todos os dias, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Serviço Intermediário em Saúde Mental – Dr. Francisco Mauro Guerra Terra (SIAP) irão abordar junto à população nas UBSs sobre a rede de atenção psicossocial de Uberaba, tanto nos grupos quanto nas salas de espera. 


O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Henrique Marçal, ressalta que o foco das atividades é fortalecer o trabalho de informação para prevenção e cuidado, divulgar a rede e os serviços disponíveis, além de sensibilizar para a prevenção do adoecimento mental. “E se acontecer o adoecimento mental, o foco deste mês é divulgar como procurar ajuda, pois temos uma rede bem estruturada, com todas as unidades matriciadas e atendimento referenciado tanto para casos de baixa, como média e alta complexidade”, enfatiza Marçal. 


Não é preciso encaminhamento para receber atendimento, basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou CAPS que a pessoa será acolhida e orientada, informa Marçal. “Esse mês vamos focar em prevenção, promoção de acesso e quebra de estigmas, para que as pessoas tenham cuidado em saúde mental, como em qualquer demanda de saúde, para que a pessoa tenha qualidade de vida”, destaca.


Mesa-redonda – No dia 10, o diretor de Atenção Psicossocial da SMS participa de Mesa Redonda de Prevenção ao Suicídio com o tema “De um novo olhar para uma velha questão”, realizada pela UFTM, com apoio da Prefeitura, das 19h30 às 21h30. Marçal irá ministrar sobre o tema “A importância das políticas públicas de prevenção e atenção ao suicídio. Visão Geral da situação em Uberaba. Encaminhamento, projetos, serviços” no auditório Esmeralda da UFTM, na Avenida Frei Paulino, 30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://portal.mednet.com.br/eventos/.
 
A rede de atenção psicossocial
 
A rede pública de Uberaba conta com matriciamento em saúde mental na atenção básica, com capacitação de todos os membros das Equipes de Saúde da Família para busca ativa, acolhimento e atendimento de demandas de saúde mental de baixa complexidade; atendimentos ambulatoriais especializados ofertados através do Serviço Intermediário em Saúde Mental – Dr. Francisco Mauro Guerra Terra, para casos de média complexidade; quatro Centros de Atenção Psicossocial voltados para os casos graves; duas enfermarias de psiquiatria para urgências e emergências psiquiátricas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito; oferta de suporte hospitalar, com leitos para situações de urgência/emergência; e quatro residências terapêuticas.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar