WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/08/2019 - Secretário de Saúde busca melhorias na assistência básica de Uberaba junto ao Ministro da Saúde

O secretário municipal de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, se reuniu com o deputado federal Franco Catarfina e o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em Brasília nesta quarta-feira (28) para discutir diversas demandas na área da assistência do município.


Um dos assuntos foi o pedido de celeridade na liberação de convênios em andamento e de recursos para que as Unidades Regionais de Saúde (URSs) do São Cristóvão e Boa Vista possam ser entregues à população de Uberaba o mais rápido possível, relata o secretário Iraci. “Apresentamos demandas também na área da assistência que estão pendentes, na busca da liberação de uma terceira equipe multiprofissional para o programa Melhor em Casa, para que a gente tenha condições de melhorar ainda mais nossos atendimentos nas casas dos nossos usuários, que é o home care do SUS”, conta o secretário.


O cenário do Projeto Saúde Na Hora, projeto do Ministro da Saúde, foi abordado e Iraci informou que a partir de setembro, Uberaba já estará ampliando o acesso de 4 Unidades Básicas de Saúde no turno alternativo,  do  horário noturno, garantindo uma maior fluidez dos atendimentos. “Vamos ampliar o acesso aos nossos atendimentos pelos usuários, impactando de imediato o fluxo direcionado para as UPAs, minimizando os atendimentos das unidades de pronto atendimento. Esta inclusive foi uma questão que o Ministro falou muito, em que esse programa vem justamente para minimizar essa demanda que vem sendo absorvida pelas UPAs nos municípios de médio porte”, explica Iraci.


A assistência hospitalar em Uberaba também foi discutida na reunião, como as necessidades de melhorias no fluxo de atendimento do pronto socorro do Hospital de Clínicas, assim liberação de habilitações e equipamentos pendentes para o HC. Iraci ainda aproveitou a reunião para falar sobre as ações do Hospital da Criança, que tem uma parceria com o município na formatação da UPA da Criança, bem como o Hospital Regional, agradecendo o apoio e o custeio, e solicitando o fortalecimento deste apoio dentro das possibilidades do Ministério e convidar o Ministro da Saúde para visitar o município.


O deputado federal Franco Catarfina abordou tanto as demandas de Uberaba, quanto da região, como as cidades de Pirapora e Ituiutaba, e destacou a importância da presença do secretário Iraci para expor de forma clara as necessidades do município de Uberaba. “A sinalização do ministro foi muito positiva para atender algumas pendências que já estavam atrasadas para finalizar as URSs, a questão do Melhor em Casa, e estamos com uma previsão  positiva de serem atendidos esses pleitos . Também ficou  um convite a ser confirmado, da presença do Ministro em Uberaba para conhecer a realidade dos nossos hospitais e outras demandas no campo orçamentário, para apoio às nossas instituições de saúde como UPAs, Hospital da Criança, Hospital Regional e Beneficência Portuguesa”, pontuou o deputado.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar