WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/08/2019 - Dia Nacional de Combate ao Fumo tem ações de conscientização em Uberaba

Saúde municipal mantém grupos de apoio permanentes e gratuitos para o abandono do vício
 
No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída em 1986 pela Lei Federal 7.488, que previu a realização de campanha de âmbito nacional, visando a alertar a população para os malefícios advindos do uso do fumo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.


Em Uberaba, unidades de saúde da rede pública irão realizar atividades de conscientização junto à população durante a semana, além das ações permanentes promovidas pela Prefeitura.  No dia 27, por exemplo, a Unidade Matricial de Saúde (UMS) Dr. Romes Cecílio terá ação de Educação em Saúde sobre o tema às 8 horas, enquanto a UMS Aluízio Prata irá abordar o tema junto à população no dia 28, a partir das 7 horas. No dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29, será a vez das Unidades de Saúde da Família (USF) Dr. Edison Reis e Rosa Maria, às 7 horas e 7h30, respectivamente.


As palestras/ações de Educação em Saúde são preconizadas no processo de trabalho das unidades, como forma de abordar temas variados junto à população, orientando as pessoas sobre a promoção da saúde como forma de prevenir doenças.


Grupos de apoio permanentes – Além das atividades realizadas nas unidades sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 13 unidades mantêm grupos com reuniões semanais e acompanhamento conforme a necessidade do paciente, segundo a referência técnica nas ações de antitabagismo da SMS, Luciana Sueli Cristino. São elas: UMS Maria Tereza, USF Julieta Andrade Cunha; UMS Álvaro Guaritá; UMS Roberto Árabe Abdanur; UMS Dr. Romes Cecílio; UMS George Chirré; UMS Luiz Meneghello; USF Lecir Nunes; UMS Valdemar Hial; UMS Aluízio Prata; USF Palmira Conceição Ferreira; USF Jacob José Pinto; e USF Norberto de Oliveira Ferreira.


O atendimento é gratuito e realizado de forma direcionada a orientar o paciente, com tratamento focado na questão comportamental, ao invés de apenas realizar a dispensação de medicamentos antitabagismo.


Jorn. Clarice Sousa 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar