WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/08/2019 - Saúde na Hora

Uberaba terá quatro Unidades de Saúde com atendimento noturno
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá estender o horário de funcionamento em quatro unidades de saúde para até 22 horas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo prefeito Paulo Piau e pelo secretário de Saúde, Iraci Neto.


Ao longo do mês de setembro, as Unidades Matriciais de Saúde (UMS) Álvaro Guaritá, no Vallim de Melo; Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia e Professor Aluízio Prata, no Elza Amuí, assim como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdemar Hial Junior, no bairro Fabrício, passarão a atender o terceiro turno, até às 22 horas, de forma gradativa. As unidades contarão com equipe completa: médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas, entre outros. O valor do investimento nas quatro unidades gira em torno de R$150 mil mensais, somando R$1,8 milhão ao ano.


Saúde na hora. O prefeito Paulo Piau destacou que o credenciamento de Uberaba pelo Ministério da Saúde para o Programa Saúde na Hora, vai melhorar o atendimento da saúde à população. “Hoje as UBSs atendem até as cinco da tarde, depois o atendimento é UPA. Vamos passar a atender em quatro unidades bem distribuídas em Uberaba até as 10 horas da noite, isso vai facilitar o acesso das pessoas na unidade e com que elas procurem às UPAS apenas em casos de  urgência e emergência”, enfatiza o prefeito. 


O Programa Saúde na Hora, divulgado em abril pelo Ministério da Saúde, destina mais recursos para os municípios que ampliarem o horário de atendimento das UBS e possibilita às unidades de saúde funcionar em modelos de 40, 60 e 75 horas semanais. Na época do anúncio do programa e da divulgação do edital, Uberaba já contava com unidades de saúde que atendiam os critérios necessários para se classificarem.


Segundo o secretário de Saúde, Iraci Neto, trata-se de mais uma oportunidade de acesso à população nos bairros, que não precisará ir às UPAs para atendimentos mais simples. Uma expectativa é minimizar o fluxo das UPAs, uma vez que dados da Saúde Municipal apontam que 55% dos atendimentos das UPAs são procedimentos simples que poderiam ser feitos nas unidades básicas.  “Vamos atender a região do grande Abadia, Vallim de Melo, Fabrício e Elza Amuí I, II, III e IV, fora do horário comercial. A escolha das unidades levou em conta o posicionamento estratégico para que possamos atender às demandas programadas e livres, dando oportunidade aos trabalhadores e a toda a população a buscar atendimento básico de saúde após as 18 horas”, ressalta Iraci.


Jorn. Clarice Sousa 

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar