WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/08/2019 - Faltas prejudicam agendamentos do Mutirão de Ultrassom Obstétrico

Pacientes confirmam a presença, mas não comparecem
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um mutirão de Ultrassom obstétrico desde o dia 03 de agosto para atender gestantes. As datas de realização do ultrassom foram 03 e 10 de agosto, no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism), que fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, e o próximo dia agendado será 24 de agosto.


A meta, de acordo com informações Departamento da Atenção Especializada é realizar 120 exames/mês, além dos 160 procedimentos já realizados no Caism. Dessa forma, atendendo 280 gestantes/mês. No entanto, os números de faltas têm dificultado os trabalhos.


Para os dias 03 e 10 de agosto, foram realizados 80 agendamentos, com contato telefônico e confirmação das 80 pessoas para realização do exame, mas apenas 30 pessoas compareceram. Já no caso de consultas e procedimentos laboratoriais, como hemogramas e exames de urina, entre outros, de 1.800 confirmações agendadas para a segunda-feira, dia 12 agosto, apenas 754 realizadas. Ou seja, 1046 exames, consultas ou procedimentos deixaram de ser realizados.


A chefe da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, destaca que a falta não justificada, principalmente após a pessoa já ter confirmado presença, representa prejuízo para o município e para a população, pois outras pessoas poderiam ser atendidas no lugar do faltante. “A maior importância dessa ação é agilizar o exame para melhor acompanhamento da evolução da gestação e a saúde do feto. Com o exame em mãos, o médico complementa a avaliação clínica, pode detectar malformações ou doença genética. Além de dar vazão para a fila eletrônica. A paciente que falta sem justificar, precisa repetir todo o processo de passar pela consulta para entrar novamente na fila e realizar o exame”, ressalta Sheron.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar