WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/08/2019 - SMS alerta à população para manter a Caderneta de Vacinação atualizada

Município está monitorando casos de sarampo em São Paulo. Nenhum caso suspeito foi notificado em Uberaba até o momento

Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, orienta à população para manter a caderneta de vacinação em dia. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente diversas vacinas como forma de evitar surtos de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, poliomielite, entre outros. No entanto, é preciso que a imunização esteja em dia conforme o Calendário Nacional de Vacinação.


Em Uberaba, a SMS monitora a situação do sarampo, devido o Estado de São Paulo (limítrofe ao Estado de Minas Gerais e à macrorregião Triângulo do Sul) ter quase 1000 casos confirmados de sarampo e o Estado de Minas Gerais já somar 190 notificações e 04 casos confirmados.  Nenhum caso suspeito foi notificado no município.


O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Robert Boaventura de Souza, destaca, no entanto, que a população não precisa se alarmar ou correr para tomar a vacina. “A vacina Tríplice Viral (contra sarampo/caxumba/rubéola) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para a população de 12 meses a 49 anos de idade de acordo com o esquema preconizado e só precisa se vacinar quem não estiver com a caderneta em dia”, enfatiza Boaventura. São considerados vacinados pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina, pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose e profissionais de saúde independente da idade com duas doses.


O sarampo é uma doença que apresenta variação sazonal, com aumento da incidência no período entre o final do inverno e o início da primavera, ou após estações chuvosas. Os principais sintomas se apresentam como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite.


Com foco em evitar problemas relativos ao sarampo, a SMS encaminhou uma nota informativa para todas as Unidades de Saúde das zonas rural e urbana, UPAs e hospitais, solicitando que redobrem a atenção com relação a notificação de pacientes com sintomas da doença, bem como reforçando a busca ativa por pessoas ainda não vacinadas.


“Até o momento não há notificações de casos suspeitos, mas independente disso é preciso estar alerta. Quem não vacinou deve ir à Unidade de Saúde, e por sua vez, os profissionais de saúde do município tem que ficar atentos a qualquer sintoma da doença”, reforça o Diretor de Vigilância em Saúde.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar