WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/08/2019 - Caism realiza palestra sobre Semana Mundial do Aleitamento Materno

Conscientização busca a favorecer sistema de apoio para as mães durante o período de amamentação

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2019 com diversas atividades durante os próximos dias. A SMAM é comemorada entre 1º e 7 de agosto e busca conscientizar sobre a importância da amamentação e  criar ambiente propício no qual as mães possam amamentar de maneira ideal. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Entre as atividades que acontecem no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism)/Banco de Leite Humano de Uberaba, estão o grupo de Gestantes com enfoque no tema da Semana Mundial de Aleitamento nesta segunda-feira (5); panfletagem e divulgação no semáforo em frente ao Caism na terça-feira (6) às 13h30. Já na quarta (7), acontece  palestra na sala de espera às 13 horas, enquanto no dia 8 haverá entrega de cartão personalizado para as doadoras de leite materno.

As Unidades Básicas de Saúde de Uberaba também contam com material para divulgação sobre aleitamento materno e realizam sala de espera sobre o tema conforme o cronograma de cada unidade. A USF Rosa Maria, por exemplo, realiza atividade nesta terça-feira (6), às 13 horas, enquanto a UMS Álvaro Guaritá, terá ação de Educação em Saúde sobre amamentação na sexta-feira (9), às 7 horas.

A médica responsável pelo Banco de Leite Humano de Uberaba, Cristina Gobbo, explica que a palestra voltada para o tema da semana mundial, “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, em que o objetivo é que a sociedade como um todo tenha as informações adequadas para favorecer os índices de amamentação. “A carga de amamentar não é só da mãe ela precisa de apoio do pai do bebê, da família, do empregador, do profissional da saúde e de toda a sociedade para que isso seja favorecido, para encorajar a mãe a amamentar”, ressalta Gobbo. Já o cartão personalizado é uma forma de agradecimento às mães doadoras, que, segundo a médica, também são uma parte importante no sucesso da amamentação do bebê prematuro.

Além das ações pertinentes à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019, o Caism conta com ambulatório permanente de manejo em aleitamento materno para auxiliar em caso de dúvidas, dificuldades ou insegurança sobre qualquer assunto relacionando ao aleitamento, incluindo orientações sobre o desmame. Basta procurar o Caism, na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 - Parque do Mirante, das 7h30 às 17 horas para receber orientação profissional. Não é necessário agendamento.

Jorn. Clarice Sousa
05-08-2019

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar