WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/07/2019 - Programa Pro-Hosp deve ser prorrogado até 2020

Reunião discutiu o programa de financiamento hospitalar, novas diretrizes para a saúde no estado e o Hospital Regional
 
Secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto esteve nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte participando de reunião convocada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) para discutir o cenário atual da saúde em todo o estado.


Tendo a representatividade municipal e como membro do colegiado do COSEMS-MG, foram colocados em pauta os recursos destinados aos hospitais públicos e filantrópicos por meio do Programa Pro-Hosp, responsável por atender mais de 140 hospitais do estado com um repasse anual de 155 milhões de reais por ano.


Iraci diz que durante as tratativas foi sugerida a prorrogação do programa que se encerraria em agosto deste ano, em virtude dos atrasos dos repasses pelo Governo Estadual, então a comissão concordou e definiu a prorrogação do Pro-Hosp para o primeiro quadrimestre de 2020.


Outro assunto foi a nova política hospitalar do estado. “Discutimos as possíveis diretrizes desta política de mapeamento de toda a rede de saúde da média e alta complexidade. Foi sugerido ainda o levantamento de todos os recursos estadual e federal que são utilizados para o financiamento desta política”, explica o secretário Iraci Neto.


Ele apresentou ainda estudo de uma nova programação em relação às cirurgias eletivas. “Em Uberaba desenvolvemos políticas municipais para dar maior celeridade no andamento desta fila. A discussão em torno estadual é importante para garantir que as cirurgias sejam realizadas”.


Hospital regional – Sempre em discussão, o Hospital Regional de Uberaba voltou a ser destacado pelo secretário. Segundo ele, a unidade deve ser inserida nas novas políticas hospitalares, por ser referencia no estado, mesmo que esteja parcialmente em funcionamento.


Em contato com a direção de Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde, também presente no encontro, o titular da saúde municipal destacou que foi informado sobre a possível vinda do secretário estadual de saúde Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, no próximo mês. “A agenda já está inclusive pré-definida. A presença do secretario permitirá uma visita técnica por todo o hospital regional e uma reunião gerencial com os prefeitos de toda a região. Um momento importante que será repassado ao prefeito Paulo Piau”.


Ele completa que sua presença no encontro foi satisfatória e que as propostas apresentadas serão positivas não somente para Uberaba, mas a região como um todo, que utiliza a rede SUS.


Jor. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar