WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/12/2009 - Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o consumo de água das minas da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Vigilância Ambiental em Saúde da Diretoria de Vigilância em Saúde, alerta sobre o consumo de águas provenientes das minas da cidade. Com base no último relatório apresentado no dia 14 de dezembro, ficou constatado que 09 minas estão contaminadas por Escherichia coli, uma bactéria que comprova a contaminação fecal, tornando assim, a água imprópria para o consumo.

De acordo com o técnico de Vigilância Ambiental em Saúde, Afrânio Barbosa Gomes, em Uberaba existem 18 minas ativas e o consumo por parte da população está ligado diretamente com a cultura. “Antigamente existia esta cultura de usar a água da mina para ingestão. Mas muitas das vezes, quando as pessoas adoeciam, as mesmas não ligavam as doenças à contaminação da água que elas consumiam”, explicou.

Segundo ainda o técnico, todas as minas ativas da cidade já apresentaram resultados positivos para a bactéria em análises anteriores, comprovando a existência de agentes contaminantes na região de cada mina. Estas águas contaminadas podem provocar nos seres humanos diversas doenças, tais como: amebíase, cólera, diarréia, hepatite “A”, intoxicações, verminoses entre outras. “Por isso solicitamos a população, que não consuma águas das minas, tendo em vista que elas estão, ou já foram contaminas alguma vez”, destaca Afrânio.

Durante a primeira semana do mês de dezembro, os técnicos percorreram todas as minas catalogadas e colheram amostras para exames físico-químicos e microbiológicos, analisados de acordo com a Portaria 518/2004. A cada seis meses, os agentes repetem a operação de fiscalização.

Relação de minas contaminadas. Mina D’água Univerdecidade (Av. Leopoldino de Oliveira, em frente aos quiosques), Mina D’água Fazenda Pedra Branca (4,8 km após o povoado de Santa Rosa, sentido Uberaba/Nova Ponte), Mina D’água Fazenda Maringá (Rua Geraldo Fenaressi), Mina D’água Centro Social Urbano (Alameda das Acácias - Leblon), Mina D’água Beija-Flor I (rua Olímpia Cândida de Castro), Mina D’água Conjunto Silvério Cartafina, (Rua Professor Leôncio Ferreira Amaral), Mina D’água Universitário (Av. Maranhão), Mina D’água MG 427 (a 6,5 km da saída da cidade, sentido Uberaba/Conceição das Alagoas) e Mina D’água Av. Leopoldino de Oliveira (próximo ao residencial Jardim Europa). Trabalho.

Após a constatação da contaminação das minas, os agentes do Programa Saúde da Família – PSF passaram a orientar os moradores da região das minas. Além disso, será afixado em todas as unidades de saúde um material informando sobre os riscos da ingestão da água e quais os pontos que atualmente estão contaminados.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar