WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/07/2019 - Secretaria Municipal de Saúde reduz em 65% fila de espera por exames

O índice foi alcançado em dois anos de gestão
 
Balanço da Secretaria Municipal de Saúde apresentou redução de 65% no número de procedimentos que aguardavam na fila de espera para a realização de exames entre janeiro de 2017 a junho de 2019. Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o resultado é fruto de investimentos da Prefeitura de Uberaba para agilizar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde.


De acordo com os dados divulgados pela Secretaria, em 2017, 24 mil 231 pedidos de exames de imagem, tipo ultrassom, estavam na lista de agendamento. Hoje, o número caiu para 12 mil 672. Já a quantidade de raios-x em espera era de 1 mil 338 e atualmente são apenas 74 na fila. No que se refere a exames de mamografia, o volume de 1 mil 085 em 2017 caiu para atuais três  e, ecocardiograma, de 372 para dois exames na fila de espera.


Fim da fila. A reorganização foi possível por meio de parcerias firmadas pela Secretaria Municipal de Saúde com os hospitais Dr. Hélio Angotti e Regional José Alencar Gomes da Silva. Segundo o secretário ele, o desafio é constante e diário e a meta é zerar a fila de espera: “Quando assumimos a Secretaria nos deparamos com fila de mais de 170 mil agendamentos e, hoje, a média está entre 40 a 50 mil”.


Iraci falou também sobre os desafios para oferecer atendimento de qualidade, principalmente no que se refere ao corpo de profissionais. “Temos mais de 20 especialidades disponíveis na Unidade Regional de Saúde no bairro Mercês”, diz.


Desistências – O secretário alerta quanto à falta de pacientes agendados e que não comparecem na data marcada. “O maior parceiro da gestão pública deve ser a população, principalmente em relação à saúde” ressalta. Conforme ele, as ausências prejudicam outros pacientes, o trabalho nas unidades de saúde e, inclusive se alcançar a meta de fila zero na Saúde de Uberaba.


A orientação é de que, caso seja impossível o comparecimento na data marcada a para consulta, exames ou outros procedimentos, o usuário com antecedência remarque o agendamento pelo telefone 3331-2745. Desta forma outro paciente será convocado.


Jor. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar