WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/06/2019 - Uberaba leva propostas para a 9ª Conferência Estadual de Saúde

Equipe com 12 delegados representa Uberaba durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de 25 a 27 de junho, em Belo Horizonte. A participação do município na Conferência é continuidade do trabalho realizado durante a Plenária Municipal de Saúde de Uberaba, realizado no final de março.


Com o tema “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a Conferência é dividida nos seguintes eixos temáticos: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e financiamento adequado e suficiente para o SUS.


Robert Souza, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e um dos representantes de Uberaba, explica que a 9ª Conferência Estadual de Saúde tem o objetivo de mobilizar e estabelecer um diálogo com toda a sociedade mineira a cerca da saúde como direito de todos. “Nós fizemos três pré-plenárias em Uberaba, para receber as propostas da população, e depois fizemos a plenária, onde selecionamos oito propostas que vieram aqui para o Estado e quatro que vão para o Governo Federal”, conta.


Dos 12 delegados representantes de Uberaba, seis são usuários do SUS, três são trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e três da gestão da SMS.  Segundo Robert, foram selecionadas 549 propostas estaduais, junto às plenárias municipais, distribuídas em três eixos. “Durante a Conferência serão selecionadas 90 propostas, que vão participar do Plano Estadual de Saúde, para serem executadas nos próximos quatro anos”, relata o diretor de Vigilância em Saúde.


Ainda, dentre os delegados que estão presentes representando os municípios, serão selecionados 232 que levarão as propostas que foram votadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que irá acontecer de 4 a 7 de agosto, em Brasília. Das 354 propostas selecionadas para a esfera federal, serão votadas 60, para serem apresentadas no âmbito nacional.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar