WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/06/2019 - CTA realiza palestras gratuitas de conscientização sobre IST’s

Serviço busca orientar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis
 
Com foco na orientação e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba oferece palestras gratuitas sobre o tema para empresas, escolas e outras instituições que procurarem a unidade. O foco das palestras é orientar sobre as infecções transmitidas através de relações sexuais, como é a transmissão pelo HIV, quando deve ser realizada a sorologia para o HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de tratamentos e serviços oferecidos no município.


Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, explica que ainda é abordada também sobre a PEP - Profilaxia pós-exposição. “A PEP é indicada para pessoas que tiveram alguma situação de risco sexual, estupro ou de acidente ocupacional, como perfurocortantes. Também sobre a PrEP-Profilaxia pré-exposição, que é indicada para populações vulneráveis a contaminação pelo HIV, e só é disponibilizada no Hospital Escola da UFTM”, esclarece Vasconcelos. As palestras contam com espaço aberto a perguntas e no final é feita a disponibilização de preservativos.


Para solicitar uma apresentação, basta encaminhar o pedido por e-mail para cta@uberaba.mg.gov.br ou maria.afonso@uberaba.mg.gov.br, que a unidade irá dar o retorno para agendar a data.


Serviço - Caso a pessoa suspeite ser portador de alguma IST, ela pode procurar o CTA, na Rua Marechal Deodoro nº 166.  A unidade disponibiliza testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de atender gestantes da rede pública para realizar todos os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê.


O CTA funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 17h. A coleta de exames é das 07h às 10h, sendo das 07h às 09h para gestantes e das 09h às 10h para a população em geral. Toda quarta-feira tem um horário extra das 17h às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar