WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/06/2019 - Mutirão do Ultrassom zera filas de ecocardiograma e eletrocardiograma

Mutirão de Exames de Ultrassom realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional José de Alencar, é uma das várias ações para reduzir a Fila Eletrônica no município para exames de imagem, como o ultrassom e eletrocardiograma no município desde o dia 04 de fevereiro. Em pouco mais de quatro meses de ação, o trabalho mostra resultados positivos.


As filas para ecocardiograma e eletrocardiograma foram zeradas. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 31 de dezembro de 2018 havia 368 procedimentos de ecocardiograma aguardando para serem realizados e 556 procedimentos de eletrocardiograma. Já no dia 31 de maio de 2019, data do último fechamento de dados, os números de ecocardiograma haviam zerado e eletrocardiograma contava com 41 procedimentos em espera. Até esta quinta-feira (13), os mesmos já foram realizados. 


“São números muito bons. A previsão era de o Mutirão ir até o final de junho, mas já estamos reavaliando o nosso planejamento para estender esse serviço por mais seis meses, até o final do ano, para diminuir ainda mais a fila de espera”, anuncia Iraci.


Mutirão – O agendamento é realizado pela Secretaria de Saúde, que liga para a pessoa ir ao Hospital Regional com toda a documentação para fazer um cadastro e agendar a data de realização do ultrassom. No dia do cadastro não é necessário ser o paciente, desde que esteja com toda a documentação presente, sendo o pedido do ultrassom, RG, CPF e comprovante de endereço no dia do agendamento. O Mutirão irá atender pessoas a partir de 14 anos de idade. Jovens entre 14 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal no dia do exame.


A SMS orienta que idosos com alguma dificuldade cognitiva ou de mobilidade também estejam acompanhados e ressalta: o paciente que falta precisa repetir todo o procedimento de passar pela consulta com o clínico, para poder receber o encaminhamento médico e entrar na fila para realizar o exame ou a consulta.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar