WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/06/2019 - Prefeitura e Hospital Veterinário realizaram a castração de 112 fêmeas neste domingo

Tutores foram contactados por telefone para agendamento da data e horário
 
Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, em parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba, realizou a primeira etapa de castração de fêmeas dentro do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos do Município de Uberaba neste domingo, dia 09 de maio. Foram castradas 112 fêmeas, sendo 97 cadelas e 15 gatas neste dia, sendo que 10 animais, cujos proprietários haviam confirmado presença, não compareceram.


A ação foi no Hospital Veterinário de Uberaba, e segundo a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, os animais foram previamente registrados em fevereiro e março e os tutores foram contactados por telefone para que as cadelas e gatas realizassem hemograma. “Foi um número relativamente bom de animais para essa primeira data, mas é importante ressaltar para as pessoas que realizaram o cadastro ficarem atentas. Quando ligamos, nós tivemos uma dificuldade muito grande de entrar em contato com as pessoas, com vários telefones que estão no cadastro estavam desligados, as pessoas não atendiam, ou quando atendiam desligavam o telefone”, relata Lara.


A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias conta que para essa primeira etapa, foi tentado o contato com os proprietários de 370 animais, mas houve a confirmação de 230 animais. “Destes, apenas 138 levaram para a realização do hemograma e 12 animais não estavam aptos para participar da castração por apresentarem alguma alteração mais grave no hemograma, o que impedia que esse animais realizem algum tipo de procedimento cirúrgico. Com três pessoas solicitando o re-agendamento, foram chamados 122 animais, sendo que 10 faltaram neste domingo”, explica.


O Programa – O Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando beneficiar não só os animais, mas toda a comunidade uberabense, que tanto preza pela saúde de seus pets. Serão atendidas diversas famílias que não possuem recursos para promover a esterilização de seus animais, garantindo-lhes maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infecto-contagiosas.
 
Jorn. Clarice Sousa

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar