WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/06/2019 - Hospital Regional passará por reestruturação dos serviços assistenciais

Informação sobre possível fechamento é falsa
 

Hospital Regional José de Alencar terá mudança gradual no perfil assistencial já neste mês de junho. As atividades do HR serão focadas na clínica cirúrgica, abrindo para cirurgia geral de média complexidade, além das cirurgias de ortopedia que já acontecem, e remanejando a clínica médica para outros hospitais. A informação é do secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto. 


Segundo o secretário, as mudanças já foram discutidas e aprovadas pelo conselho gestor do Hospital Regional e organizadas com os hospitais que absorverão as demandas de clínica médica, principalmente oriundas das Unidades de Pronto Atendimento. “Essa mudança do perfil do hospital regional se deve principalmente ao recurso financeiro, hoje insuficiente, para manter o que é feito lá hoje. Então com essa alteração de perfil, nós acreditamos que vamos gerar economia do Hospital Regional e manter um serviço padrão mais especializado”, explica Iraci.


Em relatório apresentado à Câmara de Uberaba pela Secretaria de Saúde, relativo ao 1º Quadrimestre de 2019, o documento, composto por mais de 100 páginas, aponta que o Hospital Regional segue sem nenhum repasse de custeio do governo estadual desde a inauguração, em outubro de 2017. O relatório revela que o governo estadual deixou de pagar R$15.166.072,60.


Mudanças – A expectativa é manter o atendimento em torno de 80 cirurgias de ortopedia e 100 cirurgias gerais por mês, tanto de urgência quanto eletivas. Uma equipe de cirurgia a mais será colocada no HR, disponibilizada pelo Hospital Universitário Mário Palmério, com contratação de médicos na área de cirurgia. O ajuste na estrutura operacional-administrativa e assistencial não irá gerar prejuízos para a estrutura do HR como um todo.


O secretário de Saúde destaca que o Hospital não vai ser fechado. “Vamos fazer esse rearranjo em virtude do não-posicionamento do governo do estado, mas também dos demais municípios que ainda buscando um caminho para o seu financiamento. Já passamos isso para os representantes e acreditamos que vamos fortalecer o HR no âmbito regional com a abertura para os procedimentos de cirurgia, que é uma necessidade do município de Uberaba e região”, enfatiza.
 
Jorn. Clarice Sousa e Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar