WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/06/2019 - Mutirão de Limpeza e motofogs são ações contínuas no combate às arboviroses em Uberaba

Fumacê segue suspenso por falta de encaminhamento de insumos pelo Estado
 
O Mutirão de Limpeza 2019 segue os trabalhos de remoção de criadouros do Aedes aegypti em Uberaba, percorrendo os bairros de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde no dia 31 de maio apontam que 65.650 quilos de lixo já foram recolhidos. Nesta segunda-feira, as equipes do Mutirão finalizaram os trabalhos no bairro São Sebastião e seguem para o Jardim Uberaba nesta terça (04).


O serviço de motofogs também segue percorrendo Uberaba esta semana, dentro das atividades de combate e prevenção à população adulta do Aedes aegypti no município. Os veículos seguem um cronograma consecutivo, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a quinta-feira, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h. Nas sextas-feiras, os motofogs percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município.


O UBV pesado (fumacê) segue suspenso, sem previsão de retorno, por falta de insumos, cujo encaminhamento é responsabilidade do Estado.
Cronograma – Os motofogs percorrem, de 03 a 06 de junho, os bairros Cidade Jardim e Parque dos Girassóis no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Leblon, Bom Retiro, Jardim Copacabana, Morada Du Park e Portal Beija Flor. No dia 07, os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.


Ações contínuas - Atualmente, 175 agentes de combate a endemias (ACE’s) do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde realizam visitas domiciliares regularmente para orientar moradores, realizar tratamento e eliminação de criadouros. Equipes específicas também realizam o bloqueio de transmissão, com dedetização no entorno dos locais de moradia dos pacientes notificados como casos suspeitos de arboviroses, além das equipes que visitam locais estratégicos, como ferros velhos, cemitérios e borracharias.


Ainda, a Secretaria de Saúde de Uberaba, em parceria com a Codiub – Inteligência Digital, lançou o aplicativo “Uberaba contra a dengue”, criado para receber endereços e fotos dos locais que são possíveis focos do mosquito. Outra parceria com a Codiub – Inteligência Digital, que está ajudando a SMS a identificar focos do mosquito transmissor da dengue, utiliza imagens captadas por drone para verificar possíveis focos em imóveis fechados.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar