WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/05/2019 - Pacientes intermediários da Saúde mental ganham nova unidade de atenção psicossocial

O serviço integra um ciclo de atendimentos que envolve, desde a menor complexidade até os casos mais severos, tornando Uberaba uma referência no País no que tange à saúde mental

Inaugurada nesta quinta-feira (30), o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial “Dr. Francisco Mauro Guerra Terra”. A unidade instalada na Rua Vigário Silva, 412, no Centro, congrega um novo espaço de atendimentos à população que merece uma atenção especial. Além do mais, vai de encontro com a proposta do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde que defende o modelo de atendimentos em saúde mental baseada na convivência dessas pessoas dentro da sociedade.


O Prefeito Paulo Piau esteve na inauguração juntamente com o secretário de Saúde, Iraci Neto e o adjunto da pasta, Luciano Paiva, e autoridades, como vereadores, secretários municipais e profissionais da área.

 A unidade tem como proposta atender casos de média complexidade para atendimentos enquadrados como média complexidade. Considerado inédito, o serviço atenderá uma média de 400 pacientes por semana, que estão em tratamento por depressão, transtornos de pânico, transtornos afetivos de humor, ansiedades, dentre outros.

O prefeito Paulo Piau ressaltou a importância deste trabalho, que atenderá diretamente os casos intermediários e que necessitam de cuidados diretos. “Não podemos medir esforços. Temos que prevenir e não remediar. Depressão, um dos casos aqui atendidos, é um mal que atinge pessoas do mundo inteiro e, por isso, é necessário este atendimento humanizado e que será prioridade nesta unidade. Sabemos das limitações financeiras que o Estado vive e que reflete diretamente no nosso trabalho, mesmo assim, estamos fazendo mais com menos e não vamos deixar de atender à população, mesmo com as limitações”, destaca o prefeito.

 O secretário da pasta, Iraci Neto, reforçou as palavras do prefeito em relação à dificuldade financeira enfrentada, principalmente a área da saúde.

“Estamos vivendo um grande desafio que é manter uma gestão eficiente, com poucos recursos, fazendo o máximo com o mínimo. Buscamos alternativas e condições para driblar esse cenário que não está favorável. Não fazemos nada sozinhos, temos profissionais altamente qualificados  que se esforçam para manter um trabalho digno e apresentam bons resultados”, diz.

Iraci completou que o serviço Intermediário de Atenção Psicossocial é pioneiro no País e completa um fluxo de trabalho que abrange todos os tipos de atendimentos relacionados à saúde mental: da atenção hospitalar  aos atendimentos de menor complexidade. “Um grande desafio que nos move e nos dá energia para continuar sempre”, reforça.

Homenagem – Aos 90 anos, o médico neurologista dr. Francisco Mauro Guerra está em plena atividade profissional. Sua homenagem se deu pelo importante trabalho realizado ao longo de sua vida em Uberaba. Um defensor das melhorias da saúde mental, Dr. Guerra, como é conhecido, agradeceu a homenagem e falou que os pacientes que tratam de algum distúrbio mental precisam ser olhados com mais humanidade. “A sociedade precisa abraçar mais esses pacientes, precisamos olhar a saúde mental com outros olhos”, destacou.


Jor. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar