WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/05/2019 - Prefeitura de Uberaba segue com ações de combate às arboviroses

Secretaria de Saúde reforça que participação da população é essencial para eliminar os criadouros do mosquito

Maio está encerrando, mas os trabalhos de combate às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti da Prefeitura Municipal de Uberaba continuam. Desde o início do ano, várias atividades têm sido realizadas com o objetivo tanto de conscientizar a população para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, como combater os focos e eliminar depósitos de água parada.


O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, enfatizou a necessidade de a população se mobilizar para que Uberaba vença a guerra contra o mosquito. “Desde outubro do ano passado, estamos com mais de sete meses de intensificação das ações, levando informação, e mesmo assim temos a confirmação do segundo óbito por dengue hoje. Temos feito um trabalho de educação permanente nas escolas para chamar a atenção, organizando ações de limpeza urbana para evitar larvas e mosquitos, assistência, com atenção básica, secundária e terciária atentas aos casos, os agentes de endemias realizando visitas diárias, ações de orientações e educação, mas de nada adianta se a população não participar e fazer a sua parte”, listou Iraci. Além do segundo óbito confirmado nesta terça-feira (28), Uberaba conta com 6.638 notificações de casos suspeitos e 491 casos confirmados.


Ações contínuas - Atualmente, 175 agentes de combate a endemias (ACE’s) do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde realizam visitas domiciliares regularmente para orientar moradores, realizar tratamento e eliminação de criadouros. Equipes específicas também realizam o bloqueio de transmissão, com dedetização no entorno dos locais de moradia dos pacientes notificados como casos suspeitos de arboviroses, além das equipes que visitam locais estratégicos, como ferros velhos, cemitérios e borracharias.


Ainda, o Mutirão de Limpeza 2019 segue as atividades, percorrendo a Vila Militar atualmente, e 62.650 toneladas de lixo foram recolhidas até esta terça-feira (28). Ainda, segundo a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, apesar do UBV pesado (fumacê) ter sido interrompido por falta de insumos provenientes do Estado, o trabalho com motofogs continua. “Foram percorridos 108 bairros com o UBV e 73 bairros com os motofogs, que são realizados visando diminuir a população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas”, explica Batista.


Em ação realizada no início de maio, a “Parada Final contra a Dengue”, ainda foram recolhidas 18 toneladas de lixo em seis bairros participantes da mobilização, que envolveu cerca de 10 mil pessoas. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio dos alunos da Feti, Codau, Codiub, Ministério Público, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Secretária Regional de Saúde, hospitais, alunos de 75 escolas e CEMEIS.


Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Uberaba, em parceria com a Codiub – Inteligência Digital, também lançaram o aplicativo “Uberaba contra a dengue”, criado para receber endereços e fotos dos locais que são possíveis focos do mosquito. Outra parceria com a Codiub – Inteligência Digital, que está ajudando a SMS a identificar focos do mosquito transmissor da dengue, utiliza imagens captadas por drone para verificar possíveis focos em imóveis fechados.  


Ainda, todos os médicos e enfermeiros das unidades básicas da rede pública de saúde de Uberaba passaram por capacitação sobre o manejo clínico das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. O treinamento serviu de atualização sobre os procedimentos quando o paciente chega à unidade de saúde, diagnóstico e fluxo de atendimento de acordo com gravidade de cada caso, solicitações de exames e logística da coleta dos mesmos, notificações e preenchimento das fichas de informações.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar