WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/05/2019 - Dia Mundial Sem Tabaco tem ações de conscientização nas unidades de saúde de Uberaba

SMS tem grupos de apoio permanentes e gratuito para fumante abandonarem o vício
 
No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Uberaba, além das ações permanentes mantidas pela Prefeitura, unidades de saúde da rede pública estão realizando atividades de conscientização junto à população durante a semana.  
 
A UMS Álvaro Guaritá, por exemplo, realiza rodas de conversa, com o intuito de conscientização contra o tabaco, durante os grupos de Hiperdia realizados pelas três Estratégias saúde da família, sendo o total de seis períodos semanais, além do Grupo permanente de tabagismo, que é realizado todas as quartas-feiras às 09h. Também foram montados dois murais com o Tema Tabagismo para visualização de todos usuários que freqüentam a unidade, sendo um no corredor e outro na sala de reuniões onde acontece os grupos de Hiperdia. O Grupo de tabagismo na unidade é realizado todas as quartas-feiras às 09h. 


Já a UMS Aluízio prata tem realizado sala de espera na unidade durante toda a semana às 07h30, abordando o tema tabagismo e convidando a participar do programa tabagismo na unidade. No grupo de tabagismo do dia 29 de maio, pacientes darão seus depoimentos e os ex-fumantes receberão um certificado parabenizando os mesmos. Já a ESF Borgico terá palestra educativa referente ao Dia mundial Sem Tabaco no assentamento Paz na Terra no dia 29. 


A USF Copacabana fará uma palestra na Unidade, com toda a equipe de saúde da família, sobre o tema de forma a orientar a população sobre os riscos trazidos pelo uso do tabaco e os benefícios recebidos com o abandono do mesmo no dia 30, às 07h30. O evento contará com faixas educativas; caracterização física do ambiente; entrega de panfletos educativos; orientações relacionadas ao tema; apresentação oral e por vídeo; espaço para perguntas e discussão sobre assunto; e fechamento com Coffee Break. Já a UMS Maria de Oliveira realiza sala de espera com palestra e vídeo a respeito dos perigos em ser tabagista e opções para abandonar o vício no dia 30 às 07h. Já a equipe da UMS Luiz Meneghello abordará o assunto nos dias 28 e 29 de maio nos grupos de Educação em Saúde e Hiperdia. 


Outra unidade que promove ação sobre o Dia Mundial sem Tabaco é a USF Lecir Nunes Ramos, que realiza grupo de saúde no dia 29, às 14h, sobre o tema. No dia 30, a psicóloga da unidade abordará ações de combate ao tabaco no grupo de psicologia às 8h, enquanto no dia 31, o assunto será abordado novamente no grupo de saúde e na sala de espera às 07h. Será enfatizada a importância do combate ao tabaco, complicações do consumo prolongado e ações para interromper o vício. A USF do Residencial 2000 também promove ação de Educação continuada com as duas equipes de saúde da unidade sobre os malefícios do tabaco e construção de material informativo para exposição na unidade no dia 31, às 13h. 


Grupos de apoio permanentes - Treze unidades mantém grupos com reuniões semanais e acompanhamento conforme a necessidade do paciente segundo a referência técnica nas ações de antitabagismo da SMS, Luciana Sueli Cristino. São elas: UMS Maria Tereza, USF Julieta Andrade Cunha; UMS Álvaro Guaritá; UMS Roberto Árabe Abdanur; UMS Dr. Romes Cecílio; UMS Dr. Romes Cecílio; UMS George Chirré; UMS Luiz Meneghello; USF Lecir Nunes; UMS Valdemar Hial; UMS Aluízio Prata; USF Palmira Conceição Ferreira; USF Jacob José Pinto; e USF Norberto de Oliveira Ferreira. O atendimento é gratuito e realizado de forma direcionada a orientar o paciente, com tratamento focado na questão comportamental, ao invés de apenas realizar a dispensação de medicamentos antitabagismo. Para ter informações sobre os horários de cada grupo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar