WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/05/2019 - Motofog inicia novo ciclo de combate ao Aedes aegypti em Uberaba

Fumacê segue suspenso por falta de encaminhamento de insumos pelo Estado
 
O serviço de motofogs da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, segue percorrendo os bairros de Uberaba esta semana, dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti no município. Esse recurso é uma das ferramentas que busca diminuir da população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias. O UBV pesado (fumacê) segue suspenso, sem previsão de retorno, por falta de insumos, cujo encaminhamento é responsabilidade do Estado.


Os motofogs seguem um cronograma consecutivo, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a quinta-feira, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h. Nas sextas-feiras, os motofogs percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município.


A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, destaca, no entanto, que é preciso o apoio da população para que as medidas de combate sejam efetivas e para melhor eficiência e alcance do inseticida. “Precisamos que a população abra as janelas de casa quando os motofogs estiverem passando, para que o inseticida possa entrar nas casas e atingir os mosquitos, para a ação ser mais efetiva. Se estiverem na rua, pedimos para que passem para o outro lado da rua, para não ficarem do lado da bomba que dispersa o produto”, explica Lara.


O Mutirão de Limpeza 2019 também segue os trabalhos de remoção de criadouros do Aedes aegypti em Uberaba e já recolheu 60 toneladas de lixo, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (27). O Mutirão atua das 08h às 16h, nos bairros em que o índice de infestação alto no primeiro LIRAa de 2019 relacionado ao lixo como depósito primário, recolhendo o maior número de depósitos possível. Nesta terça-feira (28), as equipes começam a percorrer a Vila Militar.


Cronograma – Os motofogs percorrem, de 27 a 30 de maio, os bairros Cidade Nova e Parque do Mirante no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Elza Amuí, Volta Grande, Vila Planalto e Vila Raquel. No dia 31, os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar