WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/05/2019 - Uberaba tem grupos de apoio para pacientes que querem parar de fumar

Serviço disponibilizado pela SMS é gratuito e direcionado conforme as necessidades do fumante

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Uberaba, a Prefeitura mantém ações permanentes. Fumantes que tem interesse em deixar o vício podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber orientações sobre os grupos de antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A referência técnica nas ações de antitabagismo da SMS, Luciana Sueli Cristino, destaca que as pessoas podem procurar qualquer unidade de saúde para serem orientadas e direcionadas para o grupo mais próximo da sua residência.


Treze unidades mantém grupos com reuniões semanais e acompanhamento conforme a necessidade do paciente. Por exemplo, na UMS Maria Tereza, a pessoa pode ligar na unidade para agendar a primeira entrevista, após a qual passa a participar do grupo das 7h15 à 8h30, nas sextas-feiras. Havendo a necessidade, o paciente é encaminhado para os médicos das Equipes de Saúde da Família (ESF) e, se o paciente residir fora da área de abrangência do ESF, ele é encaminhado para o médico da Rede mais próximo. O atendimento é gratuito e realizado de forma direcionada a orientar o paciente, com tratamento focado na questão comportamental, ao invés de apenas realizar a dispensação de medicamentos antitabagismo.


As outras unidades com grupos antitabagismo são: USF Julieta Andrade Cunha; UMS Álvaro Guaritá; UMS Roberto Árabe Abdanur; UMS Dr. Romes Cecílio; UMS Dr. Romes Cecílio; UMS George Chirré; UMS Luiz Meneghello; USF Lecir Nunes; UMS Valdemar Hial; UMS Aluízio Prata; USF Palmira Conceição Ferreira; USF Jacob José Pinto; e USF Norberto de Oliveira Ferreira. 


As unidades ainda realizam busca ativa, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, e orientação com psicólogos para avaliação com o intuito de promover a triagem do paciente para o atendimento em grupo ou individual. Dependendo do assunto abordado no grupo de Tabagismo, o coordenador do grupo convida profissionais de outras categorias para ministrarem as palestras.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar