WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/05/2019 - Saúde celebra ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial com passeata nesta sexta

Rede municipal de atenção psicossocial é referência internaciona

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove a tradicional passeata da Luta Antimanicomial nesta sexta-feira (17), com usuários e trabalhadores da rede de atenção psicossocial, familiares e militantes do movimento. Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, chama a atenção para o movimento por uma sociedade sem manicômios e com cuidados humanizados, comunitários ao paciente portador de algum transtorno.


A passeata, que completa sua 20ª edição, terá concentração a partir das 8h30 e saída às 9h da porta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Boneca, e é aberta para todas as pessoas. O grupo seguirá até a Praça Rui Barbosa, onde haverá a recepção das pessoas envolvidas na passeata. Carros de som, baterias de universidades, parceiros e voluntários também estarão presentes, acompanhando a movimentação e todos os CAPS terão equipe presente para orientar a população sobre os serviços da rede de atenção psicossocial de Uberaba.  


O diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, destaca o foco do movimento em trazer as pessoas o entendimento sobre como a rede funciona, outras formas de cuidado e também defender o direito a um cuidado aberto, humanizado, com promoção da cidadania, que não exclua a pessoa com algum transtorno. “Queremos reforçar a mensagem de cuidado continuado, em que as pessoas possam aderir a um cuidado sem que interrompam o acompanhamento. Que as pessoas tenham a perspectiva de um cuidado integral e vejam a saúde mental como qualquer outra parte da saúde, em que se deve tratar, não trancar, isolar o problema”, relata o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba. 


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar