WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/05/2019 - Público alvo já tem mais de 28 mil pessoas imunizadas contra Influenza em Uberaba

Meta é vacinar pelo menos 90% do público prioritário.
 
O dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Uberaba acontece neste sábado, e é a oportunidade para as pessoas que não podem se vacinar durante a semana receberem a sua dose. Apesar do balanço divulgado nesta sexta-feira (03) mostrar que 28.286 pessoas já foram imunizadas, número que representa 38,66% do público alvo, a Secretaria de Saúde reforça para que as pessoas procurem as unidades mais próximas para serem vacinadas o quanto antes. Uberaba, no entanto, permanece com a porcentagem superior a de Minas Gerais (28,08%) e do Brasil (23,48%).
 
Dos grupos prioritários, os que mais compareceram, em porcentagem, foram idosos, puérperas e gestantes, com 45,28% (17.299 doses aplicadas), 42,94% (219 doses) e 41,21% (1.278 doses aplicadas) do público alvo, respectivamente. Segundo o consolidado, os grupos com menor porcentagem são os de professores e crianças, com 22,47% (746 doses) e 30,95% (6.352 doses) cada. O grupo de profissionais da saúde representa 31,85% do público alvo vacinado, com 2.392 doses aplicadas. Já o grupo com comorbidades, que não entra na soma do público alvo, teve 6.280 pessoas imunizadas.
 
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Souza, destaca que o Dia D contará com 11 unidades e um ponto itinerante no bairro Marajó I atendendo para imunizar a população. “Pedimos para que as pessoas do público prioritário procurem as unidades de saúde, estamos com mais de 20 dias de vacinação e a procura ainda está pouca, menos da metade do público alvo foi imunizada e a época do frio está chegando. Então é importante vacinar para que esse público não corra riscos”, relata Robert.
 
A campanha iniciou no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio, com meta local de vacinar pelo menos 66.594 pessoas, o que corresponde a 90% do grupo prioritário (100% - 73.166 pessoas), sem somar o grupo com comorbidades, que somam aproximadamente 19 mil pessoas.  A vacinação acontece das 08h às 16h, e em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo, ou podem ligar na Central de Vacinas, pelo número 3322-7822.
 
Público alvo - Conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, fazem parte do grupo prioritário as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, doenças cardíacas crônicas, doenças hepáticas crônicas, imunossuprimidos, obesidade mórbida e transplantados, entre outros) e outras condições clínicas especiais, além de policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas e pessoas privadas de liberdade.
 
Profissionais da saúde precisam apresentar a carteira de registro profissional do Conselho da categoria, enquanto professores podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, precisam apresentar um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar