WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/04/2019 - Projeto Farmácia Solidária é modelo para municípios vizinhos

A Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, recebeu representantes de Araxá nesta quinta-feira (25) para conhecer o Projeto da Farmácia Solidária. A equipe de Araxá conheceu a sede, localizada na Praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês, e o funcionamento do projeto, organização estrutural e jurídica, bem como sua abrangência social.


Segundo o farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia (DAF) de Uberaba, Rodrigo Rodrigues Silva, a visita das farmacêuticas Elza Maria Botelho e Mere Terezinha Correa durou toda a manhã, para conhecer o trabalho e tirar as dúvidas pertinentes. “Foi uma consultoria, assim como já fizemos com outras cidades que quiseram ver o nosso modelo, pois o nosso projeto interessou e querem levar um modelo parecido, respaldado juridicamente, como o nosso, para Araxá”, destaca Rodrigo. 


A Farmácia Solidária é, inclusive, finalista na categoria Gestão da Saúde do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), cuja comissão avaliadora esteve em Uberaba no dia 16 para conhecer o projeto de perto. Os projetos serão apresentados pelos finalistas no dia 14 de maio, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios. 


Números - No período 2017/2018, primeiro ano de funcionamento da Farmácia, 650 novos tipos de medicamentos que passaram a cooperar com a lista pública, ampliando a mesma em 4.8 vezes. Neste primeiro ano, de acordo com dados da DAF, esses remédios que não são ofertados pelo SUS geraram economia de R$389 mil para a população que teve reduzido o gasto com a aquisição de remédios. Os números também apontam que o projeto conseguiu evitar o descarte de mais de 15 milhões de unidades de medicamentos, que poderiam ser inutilizados de maneira incorreta ou alcançar a data de validade nas casas. Além do mais, a Farmácia Solidária mantém parceria com Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que se beneficiam do projeto.  


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar