WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/04/2019 - Ação conjunta para atendimentos de urgência e emergência na ExpoZebu

O projeto piloto terá o apoio do helicóptero do Samu Regional que ficará definitivo em Uberaba

Começa neste sábado (27), a maior feira de zebuínos do mundo – a 85ª ExpoZebu, edição que marca ainda os 100 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Diante da repercussão e do número de visitantes esperados no Parque Fernando Costa, sede da entidade, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros (corporação e helicóptero), Samu, hospitais locais ( Regional, Mário Palmério, das Clínicas), Upas (São Benedito, Mirante e Criança), central de ambulância e concessionárias das rodovias (SME e MGO) apresentaram nesta quinta-feira (25), durante coletiva de imprensa, a Operação Conjunta em Eventos de Grande Porte para a temporada.


Em parceria, os órgãos da saúde na cidade manterão estrutura operacional para atendimentos de urgência e emergência, garantindo maior segurança ao público. “O projeto é liderado pela Secretaria Municipal de Saúde e precisamos preservar a vida de todos aqueles que estão envolvidos”, disse o prefeito Paulo Piau.


O projeto, em caráter experimental, marca o retorno ao Município do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que daqui se deslocou para dar suporte ao socorro após a tragédia de Brumadinho. Ele volta com a garantia de que permanecerá na cidade em definitivo para atendimento às necessidades especiais de urgência e emergência em saúde de Uberaba e região. A aeronave foi disponibilizada pelo Governo do Estado ao Samu regional. A Prefeitura atuou na  construção do hangar e pista de pouso.


O secretário de Saúde , Iraci Neto, reforça o grande número de pessoas em torno da Expozebu  dentro e fora do Parque Fernando Costa. “Por isto, nos antecipamos e, atendendo a determinação do prefeito, estaremos prontos para responder de forma ágil aos chamados de urgência e emergência”.


Além da aeronave, foi instalado ambulatório com central de ambulância, tanto no Parque quanto na Estância Orestes Tibery Júnior, na MG-427.
Expectativa – Cerca de 250 mil pessoas deverão passar pelo Parque de Exposições durante a Expozebu 2019, segundo o presidente da entidade promotora do evento, a ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges. Conforme ele, pelo menos 500 estrangeiros também passarão por lá.  “Acreditamos que tudo transcorrerá bem, a exemplo dos anos anteriores, tendo em vista a união de esforços e o zelo e cuidado da Prefeitura, através do prefeito Paulo Piau , com a nossa gente e os nossos visitantes.”, acrescentou.

Piau aproveita evento e alerta sobre a dengue

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Paulo Piau e o secretário Saúde, Iraci Neto, falaram sobre as ações contra a dengue no Município. Eles anunciaram  que as atividades serão reforçadas nos próximos dias ante a  realização da exposição e grande concentração de pessoas em um único local.


De acordo com Iraci, o período sazonal da dengue termina no final de abril, mas as equipes de combate ao aedes aegypti, serão mantidas até o fim da primeira quinzena de maio. Ações como o “fumacê” no entorno do Parque ganham reforços. “Em Uberaba, apesar das notificações, a situação está sob controle. Entre os meses de fevereiro e março, considerado o período de pico, o número de notificações foi maior, porém, temos uma queda iminente em abril”, finaliza.

Jorn.Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar