WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/04/2019 - Zoonoses segue trabalhos de combate ao aedes em Uberaba

Trabalho contínuo da Prefeitura de Uberaba de enfrentamento às arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti seguem em andamento. Tanto o UBV pesado (fumacê) quanto os motofogs iniciaram novo ciclo de combate e prevenção ao mosquito nesta segunda-feira (22). Os veículos seguem cronograma consecutivo, percorrendo os mesmos bairros de segunda a sexta-feira, em dois períodos do dia, das 5 às 7 horas e das 17  às 22 horas, para melhorar a eficiência dos trabalhos no combate aos mosquitos adultos.


Já o Mutirão de Limpeza 2019, realizado por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemia, recolheu 32 mil 250 quilos de lixo até a última quinta-feira (18). O Mutirão percorre das 8 às 16 horas os bairros de Uberaba em que o índice de infestação foi alto no primeiro LIRAa de 2019 relacionado ao lixo como depósito primário, recolhendo o maior número de depósitos possível. 


No caso dos motofogs e UBV pesado (fumacê), a seleção dos bairros segue o número de notificações de casos suspeitos de dengue como critério, de acordo com a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, Lara Rocha Batista. “Para atingirmos melhor os bairros que estão com números altos de notificações, mudamos a metodologia do motofog para a mesma do fumacê, assim a cada semana conseguimos atingir novos bairros toda semana e melhorar a eficiência serviço”, explica Lara.  


Motofogs – Os motofogs percorrem os bairros Parque São José, Parque dos Buritis e Residencial Oneida Mendes I no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Alfredo Freire III e Parque das Gameleiras. Na sexta-feira (26) à tarde, as motos percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município. 


Fumacê – Durante a semana, de 22 a 26 de abril, as equipes do fumacê percorrerão o bairro São Benedito e Pacaembu durante a manhã, sendo que na sexta (19) percorrerão o Povoado da Baixa, Distrito Industrial I, Capelinha do Barreiro e Chácaras Mariítas. Já no período vespertino percorrerão o Jardim Nene Gomes, Residencial Tancredo Neves, São Bento, Jardim Espanha e Jardim Marajó I, Mercês, Tutunas e Santa Marta. Na sexta-feira à tarde, o fumacê também percorre Peirópolis, São Basílio, Santa Fé, Ponte Alta e Parque do Café.


A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias reforça o pedido para que a população abra as janelas de casa quando o fumacê estiver passando para maior alcance do produto, bem como a compreensão, pois devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão.


Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar