WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/04/2019 - Mais de 9.500 pessoas já foram imunizadas contra influenza em Uberaba

Meta é vacinar pelo menos 90% do público prioritário. Procura ainda está baixa

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Uberaba divulgado nesta quinta-feira (18) mostra que 9.554 pessoas já receberam a dose da vacina. O número representa 13,06% do público alvo, sendo maior que os números de Minas Gerais (8,87%) e do Brasil (7,22%).


Dos grupos prioritários, os que mais compareceram, em porcentagem, foram as gestantes, puérperas e idosos, com 18.86% (585 doses aplicadas), 15,88% (81 doses) e 15,66% (5.984 doses aplicadas) do público alvo, respectivamente. Segundo o consolidado, os grupos com menor porcentagem são os de professores e trabalhadores da saúde, com 4,58% (152 doses) e 8,48% (637 doses) cada. O grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos representa 10,31% do público alvo vacinado, com 2.115 doses aplicadas. Já o grupo com comorbidades teve 1.739 pessoas imunizadas. 


Avaliação. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Souza, destaca que os números ainda estão baixos oito dias após o início da vacinação. “A gente reforça para que as pessoas do público prioritário procurem as unidades de saúde, estamos com oito dias de vacinação e a procura ainda está pouca. A nossa preocupação é que a época do frio está chegando e já tivemos cinco notificações de casos suspeitos de influenza,  então é importante vacinar para que esse público não corra riscos”, relata Robert.


 A campanha teve início no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio, com meta local de vacinar pelo menos 66.594 pessoas, o que corresponde a 90% do grupo prioritário (73.993 mil pessoas), sem somar o grupo com comorbidades. As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis somam aproximadamente 19 mil pessoas.  O dia D da Campanha será 4 de maio.


Público alvo - Os grupos prioritários, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, doenças cardíacas crônicas, doenças hepáticas crônicas, imunossuprimidos, obesidade mórbida e transplantados, entre outros) e outras condições clínicas especiais, além das pessoas privadas de liberdade. 

Profissionais da saúde precisam apresentar a carteira de registro profissional do Conselho da categoria, enquanto professores podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar um laudo médico que comprove a necessidade da imunização. Para crianças, gestantes e puérperas será feita a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a necessidade dos casos. A vacinação acontece das 8 às 16 horas, e em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo, ou podem ligar na Central de Vacinas, pelo número 3322-7822.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar