WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/04/2019 - Prefeitura e Hospital Veterinário realizam castração de animais no sábado

Tutores foram contatados por telefone para agendamento da data e horário

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, inicia oficialmente o Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos do município de Uberaba neste sábado, dia 13, às 8 horas. Os procedimentos serão no Hospital Veterinário , na Avenida do Tutuna, 720, Vila Celeste. No sábado serão castrados 50 cães machos pelo método farmacológico. 


Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, explica que os animais foram previamente registrados e os tutores foram informados por telefone da data e horário da castração. Durante o credenciamento, realizado nos meses de fevereiro e março, foram cadastrados 1.644 animais, sendo 1.049 cães e cadelas e 556 gatos e gatas. “Vamos promover uma palestra sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal para os tutores. E todos os animais castrados receberão microchip de identificação e seus dados serão armazenados no banco de dados do Município”, informa Lara. 


Estão previstas castrações farmacológicas de 600 cães machos e 360 ovariohisterectomia em cadelas e gatas para 2019. As datas dos mutirões de castração serão agendadas  e os responsáveis pelos animais serão contatadas pelo Departamento. As castrações serão realizadas tanto pelo método farmacológico quanto pelo cirúrgico. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável.


O Programa – O Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde vai atender famílias que não possuem recursos para promover a esterilização de seus animais, garantindo aos pets maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infecto-contagiosas.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar