WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/04/2019 - Campanha de Vacinação contra Influenza inicia em Uberaba

Meta é vacinar pelo menos 90% do público prioritário
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, deu inicio a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Uberaba nesta quarta-feira (10). O prefeito Paulo Piau esteve na abertura oficial, na Unidade de Saúde da Família (USF) no Residencial 2000 “Dr. Edson Luiz Fernandes”, acompanhado do Secretário de Saúde, Iraci Neto, e da equipe da Vigilância Epidemiológica.
 
A meta local é vacinar 66.594 pessoas o que corresponde a 90% do grupo prioritário (100% - 73.993 mil pessoas), sem somar o grupo com comorbidades.  As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis somam aproximadamente 19 mil pessoas.  Em 2018, Uberaba atingiu 99,1% do público alvo.
 
O prefeito Paulo Piau destacou o empenho da equipe da saúde liderada pelo secretário Iraci e adjunto Luciano, com todo o grupo de direção, técnicos e os servidores, de uma maneira geral, e aproveitou para tomar a sua dose da vacina. “Estou aqui como cidadão e faço questão de imunizar contra a gripe logo no começo da campanha. E deixo um alerta para que aqueles que já têm mais de 60 anos e os demais grupos prioritários, que a prevenção é muito melhor do que ter que se medicar”, disse Piau.
 
O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Souza, explica que todas as salas de vacinas estarão fornecendo essa vacinação para o público prioritário até o dia 31 de maio, quando se encerra a campanha. “Lembrando que no dia 04 de maio, que dará em um sábado, teremos o dia D, onde aquelas pessoas que não tem condição de ir durante a semana podem procurar as unidades no sábado, que estarão vacinando”, esclarece Souza. Em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo, ou podem ligar na Central de Vacinas, pelo número 3322-7822.
 
Já o secretário de saúde, Iraci Neto, relata que a campanha faz parte de um grande esforço nacional de retomada no fortalecimento das vacinações na população. “Isso foi dito ontem (09) pelo Ministro da Saúde e temos essa expectativa de vacinar mais de 65 mil pessoas. Uberaba tem um público alvo de mais de 70 mil pessoas, sendo as crianças até seis anos, que é uma novidade, aumentou mais um ano, e os idosos, o maior público alvo”, aponta. Segundo Iraci, 20 mil doses estão distribuídas nas 33 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde e ao longo da campanha a Secretaria de Estado de Saúde abastecerá as salas de vacinação.
 
Ainda na ocasião da vacinação de crianças, gestantes e puérperas, será feita a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a necessidade dos casos. A vacinação acontece das 08h às 16h.
 
Grupos prioritários - A vacinação é voltada para os grupos prioritários, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, doenças cardíacas crônicas, doenças hepáticas crônicas, imunossuprimidos, obesidade mórbida e transplantados, entre outros) e outras condições clínicas especiais, além das pessoas privadas de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
 
Importante destacar que para os profissionais da saúde, a vacinação é feita somente apresentação da carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
 
 
Jornalistas Sabrina Alves e Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar